21.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Homem morre após tomar suco de inhame cru em Rio Preto

Família disse aos médicos que ele começou a passar mal assim que tomou o suco, que seria uma receita caseira para ajudar no tratamento da dengue.

18/04/2019 08h26
Por: Mirela Coelho

Na terça-feira (16), um homem de 56 anos morreu em São José do Rio Preto (SP), com suspeita de intoxicação alimentar. A família suspeita que a morte tenha sido causada pelo suco com inhame cru que ele tomou momentos antes.

A família contou aos médicos que ele começou a passar mal assim que tomou o suco, que seria uma receita caseira para ajudar no tratamento da dengue.

A direção da Santa Casa, para onde ele foi levado, disse que o paciente chegou com vômito e falta de ar, e que fez todo o procedimento para tentar salvá-lo, mas ele não resistiu.

O Centro de Assistência Toxicológica, o CEATOX, do Hospital de Base de Rio Preto, confirmou que os sintomas são de intoxicação alimentar.

O próprio centro de assistência afirmou que ajudou por telefone a médica da Santa Casa no socorro ao paciente.

O médico do CEATOX, Carlos Caldeira, disse em entrevista à TV TEM que alimentos como a mandioca e o inhame – que são raízes – não devem ser ingeridos crus porque apresentam substâncias tóxicas.

O corpo de José Aparecido da Silva foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) e passou por autópsia. O resultado deve sair nas próximas semanas. A família disse que José Aparecido não tinha problemas de saúde, apenas estava com sintomas da dengue.

Inhame cru faz mal ou não?

O aumento do consumo de suco de inhame cru não é por acaso. Ele ajuda a manter bom funcionamento do sistema imunológico, aumenta a sensação de bem-estar e também é bastante indicado em caso de doenças como dengue, por aumentar a quantidade de plaquetas no sangue.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao consumir o suco de inhame cru. No entanto, especialistas dizem que não há confirmação de que a raiz tenha poder curativo.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Existem pelo menos 2 espécies de inhame consumidas no Brasil: o cará e o taro. O cará é o mais conhecido e o mais utilizado no preparo de bolos e pães. Esse tipo de inhame pode, sim, ser ingerido cru nos sucos. Porém, o taro não pode, em hipótese alguma, ser consumido cru!

O inhame taro, além de possuir ácido oxálico (uma substância química presente também no cará que causa sensação de coceira e formigamento nos lábios, gargantas e mãos), tem outros compostos que fazem mal ao organismo como fitatos e taninos, que podem causar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia. Isso acontece porque o organismo não consegue eliminar de maneira natural essas toxinas, sobrecarregando órgãos como os rins. Porém, ao cozinhar o taro, esses compostos se desfazem, deixando de ocasionar esses efeitos indesejáveis.

Portanto, se quiser preparar um suco de inhame cru, procure sempre o cará. Para usar o taro, cozinhe antes!

Informação do site G1 Rio Preto e Araçatuba/Terra

Matérias informativas sobre as diferenças entre os tubérculos:

Você sabe a diferença entre cará e inhame?

Não confunda: inhame, cará e taro não são a mesma coisa

Foto: Divulgação.

Foto: Pró - Vida Saudável.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Domingo tem previsão de sol e probabilidade de chuvas no Centro-Oeste de MS

Com temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar, este domingo (28) encerra a semana com previsão de sol e pouca nebulosidade...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...