35.7 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Representante da SMS fala sobre dia Dia e Qualidade da Água em Três Lagoas

Bióloga alerta sobre o risco de acabarmos com a água potável e sobre a necessidade de
conscientização da população

22/03/2019 12h18
Por: André Rodrigues

Nesta sexta (22), o Programa da Web/TV Caçula, Linha Direta com A Notícia trouxe uma representante da Secretaria de Saúde Pública para falar sobre o Dia Mundial da Água e meio ambiente.

A convidada é Gisleine Saiar, Bióloga, Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental na Secretaria de Municipal de Saúde Pública (SMS).

Romeu de Campos e Gisleine conversaram a respeito das ações que a prefeitura tem realizado durante o mês de março e sobre a qualidade da água no município de Três Lagoas (MS).


Ação Dia da Água

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da SMS tem realizado ações educacionais no mês de março, ano passado (2018) a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, e de equipes de vários setores do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, percorreu várias Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), desenvolvendo ações alusivas à importância da água. Este ano, a equipe desenvolveu ação junto ao Programa Integração AABB Comunidade, que atende 450 crianças e adolescentes, de 06 a 16 anos incompletos. Além disso, foi realizada ação na Praça Ramez Tebet, com entrega de brindes e panfletagem na data de hoje (22).

Impactos Ambientais

Segundo a bióloga, as recentes mudanças climáticas que percebemos em várias regiões do mundo vêm como consequência das ações do homem na natureza, como a industrialização, poluição, desmatamento, etc. O município três-lagoense vive um cenário que é reflexo do fenômeno El Niño, com grandes períodos de seca e quando ocorre a precipitação, o volume é maior do que deveria, trazendo algumas consequências indesejáveis.

Qualidade da Água no Município

Segundo Gisleine, o Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento em que trabalha tem como principal objetivo monitorar a qualidade da água para o consumo humano. São feitas medições de amostras da água fornecida pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (SANESUL).

A bióloga explica que o município é privilegiado quanto ao fornecimento de água, que tem mostrado qualidade. Nas amostras coletadas são verificadas a presença de bactérias heterotróficas, coliformes fecais totais e também o nível do Ph, que deve estar equilibrado.

O problema que existiu no passado, segundo ela, foi com a conhecida “Água do Palmito” que tinha o Ph acima do especificado, sendo alcalina. Mas hoje, não existem índices de que a água fornecida no município possa ser prejudicial à saúde da população.

A bióloga ainda comentou que a conscientização da população é essencial, porque nós precisamos cuidar desse recurso, que é finito. A localização de Três Lagoas é privilegiada, por estar sobre o Aquífero Guaraní

“Se não vigiamos nossas ações para evitar contaminar a água, uma hora a água vai acabar, e nós, de Três Lagoas, podemos contaminar um dos maiores lençóis freáticos do mundo, o Guaraní.”

– Alerta, a Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Gisleine Saiar, Bióloga, Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental  - Linha Direta 22.03.2019 - Rádio Caçula FM 96,9

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

IFMS abre inscrições em cursos técnicos gratuitos com 240 vagas

Início dos cursos será no segundo semestre, em cinco cidades do Estado.

Maior fábrica de celulose do mundo é do Brasil e vai entrar em operação

No cenário global, um acontecimento de extrema relevância está prestes a acontecer no setor da celulose. A maior fábrica do mundo, localizada na cidade...

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.