32.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Mais de mil aposentados e pensionistas do INSS podem ter benefício suspenso em MS

Beneficiários precisam fazer prova de vida, que pode ser realizada no dia do pagamento.

19/03/2019 11h58
Por: Mirela Coelho

Cerca de 1,334 milhão de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional deo Seguro Social) que não apresentaram a prova de vida nos últimos 12 meses poderão ter o benefício suspenso já a partir do dia 25 deste mês, quando as aposentadorias começam a ser pagas.

De acordo com o INSS, até dezembro de 2018, www.inss.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/FALTAM-FAZER-F%C3%89-DE-VIDA-2018.pdf, 318 apenas de Campo Grande. A estratégia é aplicada desde 2012, mas, após a Medida Provisória 871/2019, assinada em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), a suspensão do pagamentos a aposentados e pensionistas poderá ser aplicada.

O INSS explica que, para evitar o não recebimento, os beneficiários podem efetuar o desbloqueio no mesmo dia em que o pagamento seria depositado. Já neste dia 25 – segunda-feira da semana que vem – que recebe até um salário mínimo devem receber. A partir do dia 1º de abril, recebem segurados com renda mensal acima do piso – a data exata do depósito ocorre conforme o número final do cartão de benefício.

Como comprovar

Obrigatória a todos os beneficiários que recebem pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, a prova de vida pode ser realizada em na agência bancária na qual o benefício é pago.

É necessário levar documento com foto, mas, algumas agências efetuam o procedimento por meio da biometria, quando não há necessidade de apresentar documento oficial.

Beneficiários impossibilitados de irem ao banco, por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Quem mora fora do país pode fazer a comprovação por meio de um um procurador cadastrado ou fornecendo documento de prova de vida emitido por consulado ou, ainda, pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS.

O INSS destaca, ainda, que quem não fizer a comprovação no prazo de um ano terá o pagamento interrompido. Após 6 meses, o benefício é cessado.

Informação do site Midiamax

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil O número de internações de crianças menores de 10 anos em consequência...

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Há mais de 20 anos o país não tinha produção nacional do hormônio O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (26), da...