25.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Chuvas do fim de ano equilibram clima nas lavouras de soja

Em algumas regiões do Estado perdas chegaram a 80% do que foi plantado

04/01/2019 09h58
Por: Deyvid Santos

A oscilação na precipitação de chuvas em Mato Grosso do Sul resultou em perdas que variaram entre 30 e 80%, resultado da estiagem no período de desenvolvimento da soja.

Em razão do cenário instável, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), atualizou a expectativa de produção do atual ciclo, reduzindo de 10 para 8,9 milhões de toneladas colhidas.

Apesar da revisão apontar uma queda de 11%, a expectativa dos produtores sul-mato-grossenses ainda é positiva, em razão das chuvas registradas desde o dia 28 de dezembro, em diferentes regiões do Estado.

Conforme informado pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga-MS), volume semelhante foi registrado na safra 2016/2017 quando os sojicultores contabilizaram 8,5 milhões de toneladas colhidas.

“Há uma irregularidade muito grande nas chuvas de Mato Grosso do Sul. Enquanto algumas regiões registram 90 milímetros, a pouco mais de 15 quilômetros tem espaços que não chovem há quase 40 dias. Essa diferença é mais evidente na região Sul, mas se aplica a todo Estado. Não teremos safra recorde neste ano no Brasil”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke.

CENÁRIO

A revisão na estimativa também foi feita na produtividade, que pode oscilar entre 30 a 60 sacas cohidas por hectare. Logo após o final do plantio, a associação projetou que a produtividade chegaria a 54 sacas/hectare.

Caso confirmadas as expectativas de chuvas nestes últimos dias do ano e na primeira semana de 2019, segundo a Associação, ainda há possibilidade de elevação na produtividade de alguns agricultores.

“Àqueles com plantio tardio, podem receber chuvas no momento de enchimento do grão e contribuir para o patamar de uma safra equilibrada em Mato Grosso do Sul”, completa o presidente da Aprosoja/MS.

Informações do Site Correio do Estado

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.