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segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Formação para utilização dos Netbooks nas unidades escolares é realizada

O objetivo da formação é despertar a curiosidade sobre os recursos e possibilidades do uso dos Netbooks em sala de aula.

29/08/2018 09h25
Por: Gabriele Benati

Dando continuidade às ações de implementação e implantação das tecnologias nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio do Núcleo de Tecnologias e Mídias, realiza nesta terça-feira (28) e amanhã, formação para diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos com o tema: “Jogos Educativos: Aprender Brincando”, com a utilização pedagógica dos Netbooks do Programa PROUCA (Um computador por aluno).

Segundo a responsável pelo Núcleo de Mídias e Tecnologias, Neuraci Vasconcelos Reginaldo, “a formação tem por objetivo geral continuar o processo de familiarização dos gestores e coordenadores com a ferramenta educacional Netbook e, por objetivos específicos, despertar a curiosidade sobre os recursos e possibilidades do uso desses equipamentos em sala de aula: colocando os cursistas na posição de estudantes/eternos aprendizes, a fim de proporcionar a vivência prática do uso do Netbook, a mesma que as crianças terão na sala de aula, e também tornar o gestor e coordenador pedagógico defensor e multiplicador dos usos das tecnologias na sala de aula”, explicou.

PROUCA

De acordo com a SEMEC, as formações são pautadas na transformação da teoria em prática pedagógica com a utilização integral das ferramentas educacionais digitais/tecnológicas e serão uma constante: o foco (em 2018 e 2019) são as tecnologias já existentes como os 3.064 Netbooks, hoje, distribuídos em 15 escolas, com projeto de redistribuição ampliando para mais 02 Escolas Urbanas (Escola Municipal Irmã Scheilla e Escola Municipal Julio Fernandes Colino) e para os Centros de Educação Infantil que atuam com a pré-escola (13 CEIs).

Um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, contido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça que a criança tem o direito de “Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações […]ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.”

IMPORTÂNCIA

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, “uma das preocupações da SEMEC é fazer com que as tecnologias já existentes, em especial, os Netbooks do PROUCA, esteja de fato sendo utilizadas por professores com seus alunos, pois de nada vale o computador na escola se ele não estiver sendo utilizado por nossos alunos”, disse.

De acordo com Neuraci, desde o início de 2017 a SEMEC vem promovendo ações de implantação e implementação das tecnologias e otimização do uso pedagógico, tais como: a informatização da gestão de dados escolares; a criação do Núcleo de Tecnologias e Mídias, iniciado os estudos em prol da utilização das tecnologias existentes nas escolas e aquisição de outras; realização de estudos, instalação de Sistema Operacional (software) que apresentou melhor desempenho nos Netbooks; encontros de capacitação técnica de monitores de informática para instalação de software nos 3.064 Netbooksexistentes, e familiarização com o software e elaboração de plano de ação de formação técnica e pedagógica para utilização dessa ferramenta.

Para Maria Célia “apesar dos desafios, acreditamos que houve avanço significativo, uma vez que, desde o início de 2018, iniciamos várias visitas as escolas com oficinas tecnológicas. Os encontros propostos marcam um processo contínuo de formações com gestores, coordenadores pedagógicos e professores, focalizando atividades práticas que levarão à culminância na escola via utilização pedagógica pelos estudantes, devidamente mediados pelo professor”, disse a secretária.

“Sabemos que os jogos são parte importante na educação das crianças, esta ação é tão importante quanto o raciocínio e a construção de imagens ou imaginação. Os jogos virtuais facilitam a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de interação que oferecem”, concluiu Maria Célia.

Informações Assessoria de Imprensa

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