23.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Associações de Três Lagoas e região recebem tratores e implementos agrícolas

Com o apoio da Fibria, agricultores familiares de Mato Grosso do Sul foram beneficiados por meio do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT).

27/08/2018 14h05
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, contribui para o desenvolvimento social junto às comunidades onde possui operação. Por meio do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), agricultores de cinco associações dos municípios sul-mato-grossenses de Três Lagoas, Selvíria e Brasilândia receberam tratores e implementos agrícolas como plantadeira/semeadora hidráulica para plantio direto, grade niveladora, batedeira de cereais e roçadeira, além de capacitações para a melhoria dos processos produtivos e geração de renda com a pecuária leiteira, de corte e agricultura familiar.

A iniciativa beneficiou cerca de 230 famílias das associações São Joaquim e Alecrim (Selvíria); Pontal do Faia e Paulistinha (Três Lagoas); Centro Rural (no distrito de Arapuá) e, também, os índios Ofayé (Brasilândia).

“O PDRT privilegia a vocação da comunidade e proporciona planejamento estratégico para as associações e famílias. Nas capacitações, os produtores aprendem a manusear adequadamente os equipamentos e implementos, garantindo padronização e qualidade aos produtos, além de possibilitar aumento no volume de produção, sempre valorizando a sustentabilidade e buscando minimizar impactos ambientais”, diz a coordenadora de Sustentabilidade da Fibria, Flávia Tayama.

Sobre os Ofayés

Os Ofayé, única etnia do mundo registrada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), participam do PDRT por meio do Plano de Sustentabilidade Indígena Ofayé (PSIO). Realizado pela Fibria, o plano começou a tomar forma em 2012, quando foi feito um levantamento histórico e cultural com apoio de antropólogos. Os resultados nortearam ações de apoio privilegiando vocações da comunidade, como a agricultura de subsistência e o artesanato.

Na aldeia, os equipamentos serão utilizados para aprimorar a produção de hortaliças, legumes, urucum, mandioca, melancia, milho, feijão e abóbora. O Plano de Sustentabilidade Indígena Ofayé também inclui a doação de 15 mil mudas de urucum que serão cultivadas até o final do ano.

“Esse plano tem sido importante para fortalecer a identidade e as tradições da comunidade. Os implementos agrícolas ajudarão a incrementar a produção agroecológica e comercialização dos produtos”, afirma Flávia Tayama, coordenadora de Sustentabilidade da Fibria.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...