19.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Curso sobre manipulação de alimentos é dado a cozinheiras e nutricionistas

Três turmas participaram da formação de 26 a 30 de julho.

31/07/2018 09h35
Por: Laís Eger Penha

Oitenta e três cozinheiras e cinco nutricionistas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas participam do Curso “Higiene e Manipulação de Alimentos”, no Serviço de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizado pelo Departamento Administrativo e Núcleo de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

Três turmas participaram da formação de 26 a 30 de julho, finalizando o curso no próximo sábado (04) com a presença do fiscal de contrato Ronan Tafarel e da presidente do Conselho de Alimentação das Escolas (CAE), Cidolina de Fátima da Silva que também participam da formação.

Segundo a nutricionista do Núcleo de Alimentação Escolar, Fernanda Machado Van Der Laan, “as cozinheiras e as nutricionistas, que também fizeram parte da capacitação, nos relataram que o curso está sendo muito proveitoso para todas. Estão adquirindo bastante conhecimento sobre higiene e manipulação de alimentos, bem como do trabalho em equipe”, disse.

Para a cozinheira Lázara Maria de Souza, 60 anos, “o curso é espetacular. Cada ano é um aprendizado novo e a descontração da palestrante deste ano torna o curso ainda mais leve e interessante, rico em conteúdo”, disse.

CURSO

Fernanda Machado explicou que o curso tem como objetivo aperfeiçoar o profissional nas Boas Práticas em Higiene e Manipulação de Alimentos, visando assegurar a qualidade no recebimento, higienização, armazenamento de matéria prima e na produção de alimentos, evitando contaminações cruzadas e riscos à saúde dos consumidores.

A metodologia atende a Legislação Federal da ANVISA – RDC nº 216/2004 e a Legislação Municipal de Campo Grande Lei n.º 3.643, de 01 de setembro de 1999, que dispõe sobre a obrigatoriedade do treinamento em higiene e manipulação de alimentos para todos os trabalhadores que atuam em qualquer fase da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo.

No conteúdo programático de quatro dias está legislação sanitária; controle de água e pragas; controle da saúde do manipulador; higiene pessoal (banho, barba, bigode, cabelo, unhas, relógio, acessórios); produtos de higienização; lixo; higiene no local de trabalho; higiene dos alimentos; controle dos fornecedores; tempo X temperatura (influência nos microrganismos; influência da penetração do frio e/ou calor no alimento).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo