31.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Saúde anuncia que Campanha de Multivacinação começará em agosto

Como foi anunciado pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil deve ocorrer no período de 6 a 24 de agosto em todo o território nacional.

25/06/2018 15h23
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (MS) informa aos pais e ou responsáveis de crianças de até cinco anos de idade, que estará acompanhando o calendário anunciado pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Multivacinação de 2018, incluindo a vacina contra a Poliomielite.

Como foi anunciado pelo Ministério da Saúde, no dia 15 deste mês de junho, devido ao aumento registrado de casos de poliomielite, identificados na Venezuela, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil deve ocorrer no período de 6 a 24 de agosto em todo o território nacional.

Além da específica vacina contra a paralisia infantil, as equipes de vacinação da Saúde de Três Lagoas estarão também atualizando, se necessário, o calendário vacinal das crianças, seguindo o Programa Nacional de Imunização (PNI), “porque esta será uma Campanha Nacional de Multivacinação, onde estaremos atualizando a carteirinha de vacina, especialmente, das crianças de até cinco anos”, explicou a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja.

DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Conforme já foi definido pelo Ministério da Saúde, o “Dia D”, dia de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação, dando também atenção especial à vacina contra a poliomielite, será na véspera do Dia dos Pais, no segundo sábado do mês de agosto, ou seja, no dia 11.

Diante dos casos identificados na Venezuela, país que faz divisa com o Brasil e com altos índices de imigração na fronteira com o estado de Roraima, o Ministério da Saúde também enviou nota de alerta às Secretarias Estaduais de Saúde e Municípios sobre a importância de alcançar metas de cobertura vacinais iguais ou superiores a 95% da população estimada de crianças dessa faixa etária.

Segundo consta na referida nota do Ministério da Saúde, esta campanha de “vacinação é de extrema importância para manter o País livre da circulação do pólio-vírus”.

O último caso de infecção pelo pólio-vírus selvagem no Brasil ocorreu em 1989. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que três países ainda são considerados endêmicos para a doença, o Paquistão, Nigéria e Afeganistão.

O calendário vacinal de imunização contra a paralisia infantil é composto por três doses da vacina inativada (injetável), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade da criança. Aos 15 meses e aos 4 anos, a criança recebe também as doses orais da vacina, a popular “gotinha”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”

UFMS lança projeto PET Saúde Digital e inaugura Clínica Escola em Três Lagoas

Projeto inovador, coordenado pelo professor Alisson Oliveira busca integrar tecnologia e saúde no SUS, enquanto a nova Clínica Escola da universidade inicia atendimentos à população com foco em formação acadêmica e cuidado especializado