24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Com sintomas de gripe, bebê morre na UPA de Campo Grande

24/04/2018 07h27

Primeiro atendimento à criança ocorreu depois de cerca de três horas de espera, segundo os pais de Arthur

Por: Da Redação

Após ser internado com sintomas de uma gripe o pequeno Arthur Miguel Gondim Sousa, de apenas três meses, faleceu na tarde da última segunda-feira (23), na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Coronel Antonino em Campo Grande.

A dor da perda é somada a revolta dos pais da criança que se queixam da demora no atendimento, falta de equipamentos e até a imprecisão quanto às causas da morte da criança.

Arthur foi levado ao UPA pelo pai Marcelo Lopes Souza, 23 anos, e a esposa, Estefani Larissa Gondin da Costa, 19, por volta das 08 horas de ontem (23). O primeiro atendimento à criança, no entanto, só ocorreu por volta das 11 horas, segundo os pais.

“Ele estava gripadinho, com uma tosse forte e respirando com muita dificuldade”, comentou Marcelo que é ajudante de pedreiro. Mas a angustia, segundo ele, só aumentou depois da espera. “Depois da triagem, na pediatria que eles foram notar que o quadro dele era mais grave, mas ainda encaminharam para emergência. Só que ainda esperamos por muito tempo”, se queixa.

Segundo o jovem, com a piora no quadro clínico da criança, ao menos três médicos ainda tentaram reanimar Arthur que não resistiu e faleceu por volta das 16 horas. O pai acusa negligência médica e também critica a falta de estrutura da unidade para o atendimento aos pacientes que lotaram o local, na noite de ontem (23).

“Está lotado. Não tem nem água para beber. Não tinha oxigênio para darem para o meu filho. Estavam bombeando ar para ele à mão. Até a máquina de raio-x está quebrada”, se queixa.

Até o momento os médicos da UPA não informaram as causas da morte do bebê e também não há previsão de liberação do corpo.

“Não nos disseram nada. Nem médico, nem gerência, assistente social. Nada”, conclui. Em resposta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que as causas da morte ainda estão sendo apuradas.

Por meio de nota, a Secretaria lamentou o ocorrido e diz ser solidária com a família, tendo, inclusive, dado toda a orientação aos familiares e reforça que o atendimento da criança se deu dentro do tempo protolocar, vindo a mesma a receber toda a assistência necessária e foi medicada, no entanto ela apresentou um quadro crônico grave que evoluiu rapidamente vindo a falecer.

*Com Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência.

Vem aí a 10ª Copa Osmar Dutra de Futebol Society em Três Lagoas

Competição começa em 7 de dezembro e promete reunir 20 equipes em disputas emocionantes.

SEJUVEL abre inscrições para a 2ª etapa do Circuito de Corrida “Cidade das Águas”

Prova será realizada no dia 29 de novembro, na Cascalheira, com modalidades de corrida 5K e caminhada 3K inscrições são gratuitas e limitadas. A...