A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no dia 3 de outubro uma programação especial em alusão ao Dia das Crianças na Clínica da Criança. Com o tema “Cada Mente, um Universo”, a ação acontecerá das 8h às 11h e foi preparada para proporcionar momentos de lazer, acolhimento, socialização e inclusão para as crianças atendidas pelo serviço e seus familiares.
A programação contará com brincadeiras e atividades recreativas que também utilizarão o brincar como ferramenta de cuidado e desenvolvimento, estimulando habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, comunicativas e sociais. A iniciativa também busca fortalecer o vínculo entre as crianças, seus familiares e a equipe multiprofissional da unidade.
Além das atividades voltadas às crianças, os pais e responsáveis participarão de orientações sobre temas relacionados ao acompanhamento terapêutico. A assistente social Tânia abordará a importância do compromisso dos responsáveis com a frequência das crianças às terapias. Já a nutricionista Renata falará sobre alimentação seletiva, enquanto a fisioterapeuta Fabiana orientará as famílias sobre a importância da continuidade, em casa, dos estímulos e atividades trabalhados durante as terapias.
Atualmente, a Clínica da Criança acompanha cerca de 600 crianças em tratamento. Para a programação especial, a expectativa é reunir aproximadamente 200 pessoas, entre crianças e adultos, considerando a participação registrada em edições anteriores.
O evento também terá momentos de confraternização, com coffee break, pipoca e cachorro-quente, complementando a programação preparada especialmente para as crianças e suas famílias.
A ação reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com um atendimento humanizado e integral, que considera não apenas o acompanhamento clínico, mas também o desenvolvimento, a inclusão, a convivência familiar e a participação dos responsáveis no processo terapêutico.
Com a iniciativa, a Clínica da Criança busca proporcionar um momento especial às crianças atendidas, valorizando as características, potencialidades e diferentes formas de cada uma aprender, se desenvolver e interagir com o mundo.


