24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Mais de 500 pessoas são atendidas na Unidade de Saúde Santa Luzia

17/04/2018 16h16

A unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde está instalada temporariamente na unidade do Residencial Novo Oeste.

Por: Da Redação

A equipe da unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS “Euridice Chagas Cruz”, unidade de Saúde Santa Luzia, temporariamente instalada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na área do Residencial Novo Oeste e Residencial Orestinho, em Três Lagoas, atende diariamente a mais de 500 pessoas.

O prédio próprio da EACS Santa Luzia passa por reforma e ampliação, iniciada na primeira semana de novembro de 2017, com prazo previsto de 180 dias para o término das obras. São mais de 182 metros quadrados de reforma e ampliação, que estão sendo executadas e seguindo rigorosamente o cronograma da obra, já em fase de acabamento.

Na EACS Santa Luzia, a equipe, coordenada por Fernando Garcia Brito, é constituída por três equipes de Agentes Comunitários de Saúde, que têm à frente três enfermeiras (Eliane Brilhante, Helena Kobori e André Tozi), cinco técnicas de enfermagem e nove médicos, sendo cinco clínicos gerais, dois pediatras e dois ginecologistas/obstetras.

“Estima-se que atendemos a mais de 16 mil pessoas, residentes em nossa área de abrangência, formada pelos bairros Santa Luzia, Residencial Orestinho, Residencial Novo Oeste, Ipacaraí, Jardim Carandá, Jardim Progresso, Jardim Imperial, Bela Vista e outros bairros adjacentes”, informou Fernando, mostrando o mapa dos principais bairros.

PRÉ-AGENDAMENTO

Maioria dos procedimentos, incluindo as consultas médicas e de enfermagem, é pré-agendada e em horário fracionado. “No entanto, adotamos também o que chamamos de demanda livre, ou seja, pacientes que esperam a desistência de outros, pessoas em situações de urgência de atendimento e outros casos”, explicou o coordenador da Unidade.

“Parte dos problemas que enfrentamos, principalmente, por causa do aumento da demanda e aglomeração de pacientes é porque as pessoas não entendem por completo a diferença entre pronto atendimento, unidade de ações preventivas e unidade curativa de doenças”, observou Fernando.

“Grande parte dos moradores dos bairros de nossa área de abrangência ainda acredita que esta unidade seja de pronto atendimento, como é a UPA 24h. Esta é uma unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, que realiza diariamente procedimentos básicos de atenção à saúde da população”, resumiu Fernando.

Maioria das ações dos profissionais que trabalham nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) é voltada para a educação em saúde e prevenção e “na EACS nosso trabalho já possui também objetivos curativos”, finalizou.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática intercepta ponto de tráfico no São João após denúncia anônima

Ação resulta na apreensão de quase 45g de maconha e detenção de suspeito.

Motociclista fica ferido após enroscar em fio de internet solto

Cabo pendurado atravessava a Rua Teutônio Pimentel Mendes, no Jardim Caçula; moradores relatam recorrência do problema. Um motociclista de 27 anos ficou ferido após ter...

Atriz e diretora três-lagoense Déia Fernandes leva “Puerpéria” aos palcos de MS

Solo teatral aborda vivências femininas, violência simbólica e pós-parto, onde apresentações começam no próximo dia 22 em Três Lagoas.