20.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

REME tem 92 novos profissionais formandos em Educação Especial

10/04/2018 15h26

O curso teve como objetivo ampliar o conhecimento quanto à inclusão escolar e abordar as maneiras de lidar com a realidade em sala de aula.

Por: Da Redação

O Núcleo de Educação Especial (NUESP) de Três Lagoas (MS), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), formou na noite da última segunda-feira (09), na Escola Municipal Olyntho Mancini, a segunda turma com 92 professores e especialistas da Rede Municipal de Ensino (REME) que não possuem graduação na área de Educação Especial.

O curso “Desafios do Cotidiano”, com carga horária de 80 horas, ministrado aos profissionais da REME, abordou o tema “O papel da escola na atualidade frente à inclusão”.

Ministrado pelas coordenadoras do NUESP, Juliana Otino, Ludimila Agutolli e Talyta Camargo, acompanhadas das professoras Rosenilda Cardoso, Cleide Barros e Isabel Bertuzzo, o objetivo do curso foi ampliar o conhecimento dos profissionais quanto à inclusão escolar e abordar as maneiras de lidar com a realidade de atender em sala de aula às necessidades das crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista, transtorno de atenção e hiperatividade, dislexia, entre outros.

Segundo a coordenadora e psicopedagoga, Juliana Otino, “atualmente está muito abrangente a inclusão, por isso o curso é importante para preparar emocionalmente e na prática estes profissionais que lidam diariamente em sala de aula com alunos com necessidades especiais”, explicou.

Segundo a professora, Karen Ciane Duran Grião, “o curso me fez sentir que estava fazendo algo que contribuiria não só para o meu crescimento profissional, mas também para o desenvolvimento pessoal. A professora Ludimila tratou todos com muita atenção e parecia conhecer a fundo a angustia de cada professor ali presente. Valeu a pena participar desta capacitação mesmo estando cansada depois de um dia inteiro de trabalho”, relatou.

CAPACITAÇÃO

A primeira turma do curso “Desafios do Cotidiano”, formada em 2017, participará na próxima sexta-feira (13), a partir das 17h30, na Escola Municipal Olyntho Mancini, do curso “Práticas de Inclusão”.

Com carga horária de 20h o curso tem o objetivo de dar continuidade aos estudos sobre a Educação Especial e Inclusiva voltado para os aspectos práticos do dia a dia do professor.

Segundo Juliana, “o curso terá como temática a elaboração e construção de materiais e atividades que contribuirão para os voos da aprendizagem do aluno com necessidades especiais”, informou a coordenadora.

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Educação Especial (NUESP) localizado à Rua Alexandre Costa, 130 – Centro e no telefone (67) 3929-1469.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

DNIT inicia fiscalização de áreas da antiga Rede Ferroviária em Mato Grosso do Sul

Terrenos sem uso poderão ser destinados para moradia popular, urbanização e regularização fundiária em cidades como Três Lagoas, que possui áreas da União.

Mato Grosso do Sul pode ganhar seis novas varas federais

Medida aprovada pelo Conselho da Justiça Federal visa ampliar o acesso à Justiça no interior do Estado

Semana pode começar com tempo instável em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar a 39°C na região do Bolsão, onde ventos fortes e tempestades isoladas não estão descartados, segundo o Cemtec-MS.