29.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de agosto, 2025

Exames comprovam que macaca encontrada ferida não estava com febre amarela

09/04/2018 10h06

Por: Laís Eger Penha

Exames realizados em uma macaca, encontrada na região de Ilha Comprida, apontaram resultado negativo para a presença do vírus da febre amarela. O animal foi encontrado ferido no dia 23 de janeiro e foi resgatado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas e pela Polícia Militar Ambiental.

A macaca, da espécie Bugiu, foi achada ferida em uma fazenda. Provavelmente, ela foi machucada por algum outro animal. Devido ao surto de febre amarela em algumas regiões do Brasil, o CCZ coletou amostras de sangue, para analisar se o animal possuía, além dos ferimentos, alguma doença.

Os resultados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (09), pela Secretaria Municipal de Saúde. Exames, realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo (SP), confirmaram que o animal não era portador do vírus da febre amarela. O laudo específico, feito a pedido da Vigilância Epidemiológica de Febre Amarela, foi assinado pela médica veterinária Mariana Sequetin Cunha.

Hugo Nogueira Faria, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, aproveitou o resultado para reforçar a respeito da preservação dos macacos. “Ressaltamos que, os macacos não são os transmissores da doença, por isso não há razão para machucar ou mesmo matá-los”. A transmissão do vírus da febre amarela acontece através do mosquito aedes aegypti, o mesmo que transmite doenças como a dengue.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Violência contra a mulher é questão de comportamento, não de cultura”, afirma Manuela Nicodemos

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres destacou avanços no fortalecimento da rede de atendimento e anunciou novas ações de programa, voltadas à prevenção e enfrentamento do feminicídio

Homem é preso ao tentar furtar cilindro de gás em posto desativado no centro de Três Lagoas

Durante a abordagem, militares descobriram que o suspeito também tinha um mandado de prisão em aberto

Feira de artesanato movimenta a 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas

Artesãos locais apresentam pelúcias e bonecas feitas à mão durante o evento cultural