27/03/2018 09h26
Projeto de Lei dos vereadores André Bittencourt e Marcus Bazé abrange professores e funcionários da rede pública e particular de ensino
Por: Da Redação
Os vereadores André Bittencourt e Marcus Bazé apresentaram, em conjunto, na Câmara de Três Lagoas (MS), o Projeto de Lei 10/18 para instituir a Lei “Professor Bira”, que dispõe sobre a obrigatoriedade de treinamento de primeiros socorros aos professores e funcionários da rede pública e particular de ensino.
O objetivo é lidar com situações de emergência de forma segura, nas unidades escolares. “Ambientes onde tem crianças são imprevisíveis e acidentes podem acontecer, mesmo quando a atenção é redobrada, principalmente nas creches”, disse André Bittencourt.
Vários são os tipos de acidentes que podem acontecer nas unidades escolares, como asfixia por alimentos ou objetos, queda, torções, convulsão, afogamento, mal súbito e outros.
No ano passado, na cidade de Campinas (SP), uma criança de 10 anos morreu engasgada com um pedaço de salsicha do lanche oferecido durante uma excursão escolar. A família questionou a falta de procedimentos básicos, pois até a chegada da ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao local, a criança já havia sofrido uma parada cardíaca. O vereador André Bittencourt defende que pessoas preparadas psicologicamente e respaldadas com técnicas são fundamentais para salvar uma vida.
O Projeto de Lei segue para tramitação das Comissões da Câmara de Vereadores de Três Lagoas.
Professor Bira
Ubiratan Brito de Melo, mais conhecido como “Professor Bira” era muito conhecido em Três Lagoas. Morreu em janeiro deste ano, após sofrer infarto fulminante. Ele foi presidente da Apae e representava o Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul. Também ocupava o cargo de administrador do balneário público de Três Lagoas.
Por: Assessoria de Comunicação
