Geral – 18/04/2012 – 10:04
Coreia do Norte confirmou hoje o rompimento do acordo com os EUA
A Coreia do Sul manterá sua ajuda humanitária à Coreia do Norte apesar da condenação internacional pelo fracassado lançamento do foguete realizado por Pyongyang na última sexta-feira, afirmou nesta quarta-feira (18) o ministro da Unificação sul-coreano, Yu Woo-ik.
Segundo a agência Yonhap, Yu assegurou que Seul prosseguirá o envio de assistência destinada às pessoas “vulneráveis” no país vizinho “através de organizações internacionais”.
Também confirmou que seu país permitirá às ONGs prestarem auxílio à Coreia do Norte independentemente das medidas punitivas que, afirmou, Seul tomará junto com seus aliados e a comunidade internacional.
O ministro sul-coreano anunciou políticas mais rígidas com relação ao regime de Kim Jong-un após sua suposta tentativa de pôr em órbita um satélite utilizando um foguete. Para Seul, no entanto, o lançamento de sexta-feira disfarçou um teste militar.
“Não temos outra opção que suspender os esforços que fizemos até agora para aumentar as medidas flexíveis” voltadas a Pyongyang, sentenciou.
Mesmo assim, Yu deixou aberta uma “janela” à Coreia do Norte se o regime comunista abandonar o que tachou de comportamento provocador e eleger um caminho correto e benéfico para seu futuro.
O Conselho de Segurança da ONU condenou na segunda-feira o fracassado lançamento da Coreia do Norte, que, assegurou, viola duas de suas resoluções, e anunciou o endurecimento das sanções que atualmente impõe ao país asiático.
Por sua parte, Coreia do Sul, Estados Unidos e outras potências regionais vêm debatendo a forma de castigar a Pyongyang por sua ação
Fonte: R7


