25.3 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Curta sul-mato-grossense conta a história da magia das viagens de trem no Estado

19/02/2018 14h18

Produção vai ao ar nesta terça-feira (20)

Por: Da Redação

A história do Mato Grosso do Sul se entrelaça com a da ferrovia, que ajudou a trazer o desenvolvimento para o Estado. O curta “Paralelas de Aço” conta a influência na vida de seus passageiros. A produção será transmitida pela TV Educativa nesta terça-feira (20), às 22h.

O curta-metragem foi produzido em 2017 e conta a magia das viagens de trem, as estações, o poder de construir histórias e memórias, a relação comercial e emocional dos passageiros, pessoas simples que tinham em cada vagão parte de suas vidas e a importância da linha férrea na construção de muitas cidades. A obra é resultado do curso “MS 40 anos em Histórias Cinematográficas”, uma parceria da TV Educativa e da Fundação de Cultura.

A equipe responsável pela criação contou com a direção, pesquisa e roteiro de Rachid Waqued, que também participou da produção executiva, junto com André Placencia e Fernanda Prochmann, e foi responsável também pela fotografia. A edição e finalização ficaram por conta de Carlos Diehl.

A temática foi escolhida, pois todo o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul foi em torno da ferrovia. “O vídeo registrou a emoção das pessoas que de alguma maneira estavam envolvidas com o trem, pessoas que viram o trem andar. Mantém a tradição sem ser saudosista. Comecei a olhar na internet documentários sobre a estrada de ferro para não falar a mesma coisas que outros falaram. Não queria nada de ‘chororô’, fizemos uma coisa pra cima”, diz o diretor, Rachid Waqued.

Para Rachid, que é fotógrafo, trabalhar com audiovisual foi uma coisa nova. “Gostei muito do curso, é uma experiência nova. Sou da imagem fixa, agora trabalhei com a imagem móvel. Comecei a perceber que a fotografia como ela sempre foi vai caindo muito rápido. Com as redes sociais, há mais interesse em vídeos, em ver a pessoa falando. Participar de um curso, com uma pessoa coordenando, é outra coisa. Tem que ter envolvimento, você só aprende se estiver fazendo. A coisa mais difícil é cortar, porque todos são seus filhos. Esse é o treino que você precisa, de colocar o essencial dentro do roteiro”.

O programa ‘Curta MS – uma janela para o Audiovisual do Estado’ é fruto de uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – por meio do Museu da Imagem e do Som e da Gerência de Difusão Cultural com a TV Educativa. Também conta com o apoio da Associação de Cinema e Vídeo do Estado. O objetivo é tornar acessível a produção independente de diretores e produtores locais.

Por Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

No primeiro semestre, programa oferece 67 mil vagas aos estudantes O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo final para as...

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que no...

Família é salva por airbag após forte colisão no lado paulista da BR 262

Motorista, além de uma mulher e uma criança foram socorridos ao Hospital Auxiliadora em Três Lagoas.