29.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

Ministério da Saúde envia kits de teste rápido de Dengue, Chikungunya e Zika

31/01/2018 14h26

Três Lagoas recebeu seis kits, com 25 testes em cada.

Por: Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas recebeu recentemente do Ministério da Saúde, seis kits de teste rápido para Dengue, Chikungunya e Zika, com 25 testes em cada kit.

O material foi entregue ao Setor de Vigilância Epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, coordenado pela enfermeira Adriana Spazzapan, e deverá ser entregue “para o devido uso e urgentes necessidades”, aos dois hospitais de Três Lagoas, Hospital Auxiliadora e Hospital Regional Cassems. Além dos dois hospitais, quatro unidades da rede pública de saúde receberão os kits, de acordo com as necessidades.

A coordenadora de Saúde explicou que os testes rápidos de triagem, “têm como objetivo investigar a condição imunológica (contato recente ou passado com o vírus) das pessoas que buscam os serviços de saúde”.

Esses testes deverão ser realizados “no momento da consulta médica, desde que o paciente atenda à definição de caso suspeito”, ressaltou Adriana.

Como informou a enfermeira, para a SMS de Três Lagoas, entre os demais critérios para a realização do teste rápido, será observado o critério de se fazer a coleta de sangue e o teste rápido, a partir do 10º dia do início da manifestação dos sintomas da dengue.

Para os casos suspeitos de febre de chikungunya, a orientação é a de que o teste rápido e coleta de material para exame normal sejam realizados, preferencialmente, a partir do 7º dia. Finalmente, para os casos de suspeita de doença aguda, contraída pelo vírus zika, é recomendado que o teste rápido, assim como a coleta normal de sangue, seja realizado entre o 6º e o 30º dia da data de início dos sintomas.

“Esses critérios citados, juntamente com a avaliação médica de cada caso, são importantes e deverão ser observados para não corrermos o risco de obter falsos resultados”, orientou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretária de Meio Ambiente destaca importância de evento florestal em Três Lagoas

Mariana Amaral reforçou o impacto do evento para a economia local, e defende que o município pode se tornar referência em carbono neutro até 2030

Três Lagoas realiza 1º Passeio Ciclístico ‘Giro Tur’ no Dia do Ciclista

Evento será solidário e percorrerá pontos turísticos da cidade; inscrições já estão abertas No próximo dia 31 de agosto, em comemoração ao Dia do Ciclista,...

Diretor da Arauco fala do avanço de obras em Inocência e projeta operação da nova planta para 2027

Durante o Congresso Florestal em Três Lagoas, Teófilo Militão destacou o impacto social e econômico do empreendimento, que já reúne cerca de 6 mil trabalhadores no canteiro de obras