Geral – 16/04/2012 – 09:04
NAÇÕES UNIDAS, 16 Abr (Reuters) – Após vários dias de negociações a portas fechadas, o Conselho de Segurança da ONU espera adotar uma declaração nesta segunda-feira condenando o lançamento de um foguete de longo alcance pela Coreia do Norte, afirmaram diplomatas do Conselho.
A embaixadora norte-americana para as Nações Unidas, Susan Rice, disse na sexta-feira que membros do Conselho, composto por 15 nações, “deploraram” a tentativa fracassada da Coreia do Norte de lançar um foguete de longo alcance, mas que o Conselho continuaria as conversas sobre a condenação formal das ações do país, um Estado recluso.
Diplomatas disseram à Reuters em condição de anonimato que a China, aliado mais próximo da Coreia do Norte, estava pressionando por uma reprimenda mais suave do que aquela apoiada pelos EUA, que neste mês preside o Conselho.
As declarações do Conselho não são votadas – ao contrário das resoluções, mas adotadas de forma unânime.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ex-primeiro-ministro do Coreia do Sul, também lamentou o lançamento do foguete.
A Coreia do Norte admitiu que seu foguete de longo alcance fracassou ao tentar colocar um satélite em órbita na sexta-feira. Autoridades dos EUA e da Coreia do Sul afirmaram que ele caiu no mar minutos após o lançamento.
Diplomatas disseram que nenhum membro do conselho defendeu a ideia de impor sanções ao governo norte-coreano em retaliação pelo lançamento do foguete, algo que teria a oposição da China e a Rússia.
(Reportagem de Louis Charbonneau)
Copyright Thomson Reuters 2011
Fonte: R7


