34.2 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Saúde discute ações de enfrentamento e controle da leishmaniose

17/11/2017 09h28

Reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde teve a iniciativa da Diretoria de Vigilância e Saneamento.

Por: Flávio Veras

A equipe do Setor de Endemias da Diretoria de Vigilância e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas participou, nesta semana, de reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, para discussão e avaliação de propostas de ações de controle e enfrentamento à leishmaniose visceral.

A reunião foi proposta pelo Setor de Endemias, coordenado por Alcides Divino Ferreira, e contou com a presença de coordenadores dos vários Setores de Vigilância e Saneamento e dos técnicos de Endemias, da SMS, Mário Jânio da Silva, Doílio Aparecido Dias, Ademir Ramos de Lima e Cristiane Pagani.

Como representantes da Secretaria Estadual de Saúde, participaram da reunião o coordenador estadual de Controle de Vetores, Márcio Luiz de Oliveira, e o gerente estadual de Leishmaniose, Gilmar Cipriano Rodrigues.

“Solicitamos essa reunião para discutir ações e apoio da Secretaria de Governo no enfrentamento e controle da leishmaniose”, resumiu Alcides.

Em Três Lagoas, neste ano, foram notificados 123 casos de leishmaniose visceral e 14 foram confirmados. Diante desses números, aparentemente baixos, “não podemos cruzar os braços, mas é importante intensificarmos sempre mais as ações de combate à leishmaniose”, observou o coordenador do Setor de Endemias.

AÇÕES

Como lembrou o coordenador do Setor de Endemias, além do bloqueio químico nos locais e imediações, onde houve registro de notificação de casos de leishmaniose, as equipes de Vigilância e Saneamento têm desenvolvido constantes ações de Educação em Saúde, com a finalidade de orientar e prevenir.

“Quando identificamos os locais com problemas, em situações propícias à proliferação do mosquito palha, vetor da doença, procuramos intensificar as ações de educação e prevenção nesses locais”, ressaltou Alcides.

Entre as principais ações de enfrentamento à leishmaniose estão os cuidados de manejo ambiental, ou seja, os cuidados com o manejo e descarte do lixo e a decomposição orgânica de folhas, frutas, alimentos e madeiras.

Para tanto, “é sempre importante a participação de toda a sociedade, em especial, as famílias, para que mantenham sempre limpos os seus quintais e o interior de suas casas”, orientou o coordenador do Setor de Endemias.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

(*) Informações com a Ascom.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas promove blitz educativa sobre combate ao Aedes Aegypti

No intuito de reforçar as medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura...

Decreto cria comitê para custear e gerir fundo do programa Pé-de-Meia

Na semana passada, a Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos do incentivo frequência do Pé-de-Meia.

IFMS abre inscrições em cursos técnicos gratuitos com 240 vagas

Início dos cursos será no segundo semestre, em cinco cidades do Estado.