25.1 C
Três Lagoas
domingo, 15 de fevereiro, 2026

Saúde discute ações de enfrentamento e controle da leishmaniose

17/11/2017 09h28

Reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde teve a iniciativa da Diretoria de Vigilância e Saneamento.

Por: Flávio Veras

A equipe do Setor de Endemias da Diretoria de Vigilância e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas participou, nesta semana, de reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, para discussão e avaliação de propostas de ações de controle e enfrentamento à leishmaniose visceral.

A reunião foi proposta pelo Setor de Endemias, coordenado por Alcides Divino Ferreira, e contou com a presença de coordenadores dos vários Setores de Vigilância e Saneamento e dos técnicos de Endemias, da SMS, Mário Jânio da Silva, Doílio Aparecido Dias, Ademir Ramos de Lima e Cristiane Pagani.

Como representantes da Secretaria Estadual de Saúde, participaram da reunião o coordenador estadual de Controle de Vetores, Márcio Luiz de Oliveira, e o gerente estadual de Leishmaniose, Gilmar Cipriano Rodrigues.

“Solicitamos essa reunião para discutir ações e apoio da Secretaria de Governo no enfrentamento e controle da leishmaniose”, resumiu Alcides.

Em Três Lagoas, neste ano, foram notificados 123 casos de leishmaniose visceral e 14 foram confirmados. Diante desses números, aparentemente baixos, “não podemos cruzar os braços, mas é importante intensificarmos sempre mais as ações de combate à leishmaniose”, observou o coordenador do Setor de Endemias.

AÇÕES

Como lembrou o coordenador do Setor de Endemias, além do bloqueio químico nos locais e imediações, onde houve registro de notificação de casos de leishmaniose, as equipes de Vigilância e Saneamento têm desenvolvido constantes ações de Educação em Saúde, com a finalidade de orientar e prevenir.

“Quando identificamos os locais com problemas, em situações propícias à proliferação do mosquito palha, vetor da doença, procuramos intensificar as ações de educação e prevenção nesses locais”, ressaltou Alcides.

Entre as principais ações de enfrentamento à leishmaniose estão os cuidados de manejo ambiental, ou seja, os cuidados com o manejo e descarte do lixo e a decomposição orgânica de folhas, frutas, alimentos e madeiras.

Para tanto, “é sempre importante a participação de toda a sociedade, em especial, as famílias, para que mantenham sempre limpos os seus quintais e o interior de suas casas”, orientou o coordenador do Setor de Endemias.

(*) Informações com a Ascom.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PMA apreende cigarros contrabandeados durante operação em Três Lagoas

Carga ilícita foi encontrada escondida em caminhão durante patrulhamento na BR 158

SMS esclarece falta de Paracetamol + Codeína e explica ausência de matéria-prima para a produção

Segundo a Secretaria, a indústria farmacêutica responsável já atua para regularizar o fornecimento, entretanto, a normalização do abastecimento pode levar um tempo.

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas durante o ponto facultativo de Carnaval 2026

Desta forma, a Prefeitura de Três Lagoas informa quais são os setores que estarão fechados e quais funcionarão neste período carnavalesco.