33 C
Três Lagoas
domingo, 15 de fevereiro, 2026

Novos casos de Raiva bovina são diagnosticados em Mato Grosso do Sul

15/08/2017 15h09

Foram confirmados casos da doença em Aral Moreira, Amambai e Coronel Sapucaia

Por: Dayane Milani

A Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) confirmou por exames a incidência de casos de Raiva bovina em Aral Moreira, Amambai e Coronel Sapucaia (MS) e emitiu alerta a propriedades rurais da região e próximas ao rio Amambai.

O comunicado já foi feito a sindicatos rurais de Aral Moreira, Amambai, Coronel Sapucaia, Laguna Caarapã, Caarapó e Juti.

As orientações da Iagro são: a vacinação antirrábica urgente do rebanho e a comunicação ao escritório da agência mais próximo sobre sintomas da enfermidade em animais e sobre possíveis abrigos de morcegos hematófagos, que transmitem a doença.

Em caso de animais com sintomas da doença, a Iagro deve ser notificada para que possa fazer coleta de materiais para exames. Esse procedimento não tem custo para o produtor e a suspeita ou diagnóstico de raiva não ocasiona na interdição da ficha sanitária ou no sacrifício de animais sadios, disse a Iagro.

SAIBA MAIS

A Raiva dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos) tem como principal transmissor o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. Nos últimos anos, os casos da doença reduziram de forma significativa, graças à análise de risco e incremento de ações como: palestra a produtores rurais, vistoria de abrigos com captura e controle do morcego hematófago, dentre outros.

Ao serem observados animais com sintomas da doença, a Iagro deve ser notificada imediatamente. (Foto: Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jardim Itamaraty, Nossa Senhora de Fátima e Eunice recebem obra de pavimentação e drenagem

As melhorias também preveem a construção de passeios com acessibilidade nas esquinas e a implantação de sinalização horizontal e vertical, reforçando a segurança de pedestres, ciclistas e condutores.

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de carnes em Três Lagoas

Os valores divulgados correspondem aos menores preços encontrados durante o período da pesquisa, não sendo necessariamente promocionais, e podem sofrer alterações.

Ambulantes que se formalizaram como MEI crescem 45% em 2 anos

Mais de 56 mil se formalizaram como microempreendedor em 2025