35.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

População estabelece prioridades para uma Três Lagoas melhor

14/08/2017

Por: Redação

O Plano Plurianual (PPA) é um plano que estabelece ações para os próximos quatro anos de administração pública das cidades. Cada município no Brasil tem a obrigação de elaborar um PPA e colocá-lo em ação. Em Três Lagoas ele está sendo elaborado pela Prefeitura de Três Lagoas, com apoio técnico do Instituto Pólis, conseguido por meio do Programa de Apoio à Gestão Pública, (PAGP), iniciativa da Fibria, Instituto Votorantim, BNDES e Instituto Arapyaú.

Em um primeiro momento, foi instituída uma comissão composta por técnicos de todas as secretarias da Prefeitura, a fim de realizar a construção do PPA, tendo como balizadores, instrumentos como Plano de Governo, Plano Diretor, Plano Três Lagoas Sustentável e os Planos Setoriais das Políticas Públicas como Saúde, Educação e Assistência Social.

A metodologia adotada contemplou o diagnóstico, indicadores da equipe técnica,reuniões com secretários e prefeito, compilação de dados e, por ser um plano participativo construído para a comunidade e pela comunidade, foram promovidas também audiências públicas regionalizadas.

Em cada uma delas, diversas entidades organizadas, como associações de moradores e sindicatos participaram, bem como cidadãos sem ligação alguma a instituições. Um fato importante é que as reuniões aconteceram em diferentes bairros de Três Lagoas, sendo que duas delas foram realizadas nos distritos de Garcias e Arapuá.

“Apoiar a construção do PPA é uma das formas de incentivar a cidade na elaboração de políticas públicas sustentáveis. Essa iniciativa, que começou em 2016 com o projeto Três Lagoas Sustentável, se consolida neste ano, com o trabalho do município sendo orientado pelo Instituto Polis, referência neste assunto”, afirma Marisa Coutinho, coordenadora de relações governamentais da Fibria.

Ação do PAGP – Para o secretário de Governo e Políticas Públicas de Três Lagoas, Daynler Leonel, é importante sinalizar que todas as propostas do governo devem ser previstas no PPA e a implantação do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável que também contou com apoio da Fibria foi fundamental.

“A implantação do Três Lagoas Sustentável foi muito importante, pois contribuiu para o planejamento de todo o processo de construção do PPA, de forma sistematizada, com estabelecimento da equipe, dos prazos e da metodologia.

Além de garantir o envolvimento efetivo dos secretários, diretores e equipe técnica das secretarias que, diante da metodologia estabelecida, tiveram a oportunidade de propor ações relacionadas à suas pastas. Eles puderam também conhecer e acompanhar a construção das demais secretarias”, explica.

COMO PARTICIPAR

Quem quiser contribuir e não esteve nas audiências, pode acessar, dentro do Portal Oficial do Município, uma página específica sobre o PPA. Lá é possível encontrar uma breve explicação sobre o que é o PPA, e ainda visualizar em um mapa interativo, onde estão os instrumentos públicos de Três Lagoas, como unidades de saúde, escolas, CEIs, centro de lazer e outros.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A página possibilita, também, que o cidadão possa opinar sobre quais devem ser as prioridades elencadas pelo PPA, por meio de um formulário online simples e fácil de responder. Bastando apenas ter uma conta de e-mail válida.

Esse formulário tem objetivo de captar informações sobre qual o nível de prioridade para as cinco áreas de atuação da Prefeitura; os cinco programas prioritários para o Munícipio e ainda abre espaço para sugestões e opiniões extras.

No final da página, o cidadão pode encontrar os arquivos e documentos disponíveis, bastando clicar no título do documento para visualizar online ou baixar diretamente para o seu smartphone ou computador, dependendo de onde estiver acessando a página.

Mais informações: www.fibria.com.br/projetohorizonte2 | Fale com a Fibria: 0800 642 8162 ou Clique Aqui

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resolução proíbe evangelismo em presídios e deputados reagem: “Perseguição religiosa”

 Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), ligado ao Ministério da Justiça, publicou uma resolução que proíbe o evangelismo em presídios, na segunda-feira...

Polícia Penal treina Plano de Defesa para enfrentar situações de risco e proteção de perímetro em penitenciária

Com ênfase no aperfeiçoamento dos policiais penais e no reforço da segurança externa das unidades penais de Mato Grosso do Sul, a Sejusp (Secretaria...

Jads & Jadson falam com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

A dupla, que abriu o "13° Torneio de Pesca Esportiva" da APETL, conversou com a reportagem da Rádio Caçula antes de subirem ao palco, no Balneário Municipal.