30.3 C
Três Lagoas
sábado, 10 de janeiro, 2026

São Paulo tem menos competitividade que Buenos Aires, aponta estudo

Geral – 13/04/2012 – 09:04

Capital paulista aparece em 62º em ranking de competitividade. Capital argentina é 60ª

A cidade de São Paulo ficou atrás de Buenos Aires em um ranking de competitividade que avalia o potencial de diversas cidades do mundo para atrair capital, empresas, talentos e turistas. A capital paulista ocupa o 62º lugar da lista, enquanto a capital argentina é a 60ª colocada, segundo estudo feito pela revista The Economist a pedido do Citigroup.

Além de São Paulo, outras três cidades brasileiras foram citadas na pesquisa: o Rio de Janeiro (76ª posição), Belo Horizonte (98ª) e Porto Alegre (102º).

As três cidades mais competitivas do mundo são Nova York, Londres e Cingapura. No topo da lista, aparecem também Paris, Hong Kong, Tóquio, Zurique, Washington, Chicago e Boston.

O estudo observou o crescimento econômico, o nível de regulação do ambiente empresarial, a qualidade de vida e do capital humano. A análise levou em conta 120 cidades de todos os continentes.

As cidades nos Estados Unidos e Europa ainda são as mais competitivas e as melhores para atrair capital, empresas, talentos e turistas, apesar das preocupações relativas a infraestruturas envelhecidas e dos saldos negativos dos seus orçamentos.

A maior vantagem para as cidades nos países desenvolvidos é a sua capacidade de atrair e desenvolver talentos. Outra vantagem dos EUA e Europa são seus sistemas de educação de alta qualidade e a “mentalidade empresarial” dos cidadãos.

Por outro lado, considerando apenas o quesito “força econômica”, que enfatiza o PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas do país), a taxa de crescimento e a renda relativa (quantia recebida por horas de trabalho) das cidades, os asiáticos lideram a lista. Apenas Nova York, em 4º lugar, permanece como representante do mundo ocidental.

Nesta categoria, a China se destaca com Tianjin em 1º lugar, Shenzhen em 2º e Dalian em 3º. Outras cidades chinesas também se destacam, como Guangzhou (6º), Xangai (7º), Xunquim (9º) e Pequim (10º).

A capital do Qatar, Doha, é a 5ª da lista e Tóquio, capital do Japão, aparece na 8ª colocação. Os dados, segundo a pesquisa, mostram a ascensão contínua e rápida urbanização dos mercados emergentes, especialmente na Ásia.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Não compartilhem imagens do acidente’: Irmão de vítima pede respeito após tragédia na MS 240

Apelo foi feito após a circulação de vídeos e fotos da colisão que matou três trabalhadores de Três Lagoas na manhã desta sexta-feira, 09

Três Lagoas mantém liderança nas exportações de MS, segundo levantamento

Com quase 20% do total exportado pelo Estado, município se destaca pela força da indústria de celulose, consolidando posição estratégica na economia

Falece em Três Lagoas, aos 75 anos, mãe do padre Molina e do conselheiro tutelar Paulo Molina

Professora aposentada da Rede Estadual de Ensino, faleceu em casa nesta madrugada