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terça-feira, 7 de maio, 2024

Após dois anos, trens de carga voltam a circular entre Três Lagoas e Corumbá

07/08/2017 08h11

ANTT exigiu cumprimento de contrato da concessionária Rumo, em discussão desde 2015

Por: Valdecir Cremon

Depois de dois anos de paralisação, a empresa Rumo retomou as operações de trens em todo o trecho sul-mato-grossense, especialmente entre Corumbá e Três Lagoas. Segundo o governo do Estado, as operações foram retomadas há pouco menos de dois meses, depois de intervenção da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A retomada do transporte ferroviário de cargas recomeçou com nível de transporte menor que o previsto devido à necessidade de manutenção nos trilhos, principalmente para a troca de dormentes da ferrovia.

Atualmente, a companhia opera o transporte de cargas com três contratos: o da empresa Fibria, para o transporte de celulose de Três Lagoas para o porto de Santos (SP); da Siderúrgica Vale, da planta industrial até o Porto Esperança, num trecho de 70 quilômetros, e outro da Arcelor Mittal, entre Bauru (SP) e Corumbá.

A empresa também chegou a transportar cargas de celulose com a Eldorado Brasil, por meio do terminal de Aparecida do Taboado, mas o contrato foi suspenso por dificuldades na manutenção da ferrovia.

RETORNOA volta do tráfego de trens entre a região central do Estado de São Paulo e Corumbá deverá viabilizar o transporte de combustíveis, paralisado desde 2015. Trens usados no transporte de celulose e minério poderão ter composições com vagões de diesel, etanol e principalmente gasolina.

Conforme levantamento feito pelo governo estadual, a capacidade atual da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul é de 5 milhões de toneladas por mês. Porém, poderá chegar a 14 milhões de toneladas com a recuperação do trecho de cerca de mil quilômetros, que tem custo estimado em R$ 1,9 bilhão.

Em 2016, a empresa e o governo estadual chegaram a iniciar uma negociação para uma parceria em torno da recuperação do trecho, que não avançou. Com o governo federal, a Rumo mantém negociação para antecipar a renovação do contrato de concessão da ferrovia, na malha oeste, antes por mais 30 anos, antes do vencimento previsto para 2025.

Mapa produzido pela Rumo mostra o trajeto de trens entre Três Lagoas e Corumbá. (Foto: Reprodução)

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