26.2 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Mais de 24 mil pacientes faltam a atendimento médico no SUS em Três Lagoas

03/08/2017 10h01

Por: Ana Carolina Kozara

A desistência de última hora das consultas e exames pré-agendados nas unidades de saúde geram prejuízos ao SUS. Em Três Lagoas, conforme divulgado pelo Departamento de Relações Institucionais de Saúde, do órgão, as faltas chegam a quase 50% dos casos.

Conforme consta em relatório divulgado nesta semana, entre janeiro e julho deste ano foram pré-agendadas 31.753 consultas no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e que 18.515 foram realizadas – 42% dos atendimentos deixaram de ser realizados.

De acordo com a diretora do departamento, Rosalba Maria do Nascimento, o fato de o paciente não avisar previamente que não poderá comparecer à consulta gera inúmeros prejuízos aos cofres públicos e à melhoria da qualidade dos serviços, isso porque durante o período que o médico fica “parado”, poderia realizar o atendimento de uma pessoa que aguarda na fila de espera.

“Quando o paciente desiste com antecedência, por um ou outro motivo, e comunica a desistência, a vaga que se criou com essa desistência é preenchida a tempo por outro paciente que está na fila de espera e que precisa muito desse atendimento”, comentou a diretora de Saúde.

Atendimentos nas unidades de saúde de Três Lagoas no primeiro semestre:

Clínica da Criança e Ortopedia: 12.443 procedimentos agendados X 4.178 realizados;

Clínica da Mulher: 5.926 consultas e exames agendados X 3.073 realizados;

Clínica de Diagnóstico e Cirurgia: 8.210 procedimentos marcados X 2.808 realizados;

Clínica do Idoso: 3.869 procedimentos agendados X 921 realizados.

Rosalba ainda destacou que os procedimentos de média e alta complexidade, como é o caso das consultas realizadas em Campo Grande (MS) tem um alto índice de faltas, sendo que desde o começo do ano, dos 535 encaminhamentos feitos para a capital do estado, 243 pacientes faltaram sem avisar. (Com informações da Assessoria de Comunicação)

Paciente do SUS é atendida em consultório. (Foto: Divulgação/Ascom)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Coronel David rebate narrativa do PT e reafirma defesa do combate firme ao crime organizado

No Mato Grosso do Sul, Coronel David foi responsável pela criação do BOPE e do Batalhão de Choque, unidades que hoje são referência no enfrentamento direto às facções.