33 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Projeto de horta orgânica em Escola Estadual recebe incentivos da Prefeitura

27/07/2017 10h00

Projeto de horta orgânica em Escola Estadual recebe incentivos da Prefeitura de Três Lagoas

O projeto consiste em criar uma horta orgânica com a utilização de pneus na formação de canteiros

Por: Ascom

O secretário municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, acompanhado de sua equipe técnica, visitou nesta semana um projeto da Escola Estadual “Fernando Corrêa” que visa reaproveitar pneus automotivos para fazer uma horta para a escola, sendo que dos pneus utilizados, 200 foram doados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) e a terra para plantio, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA).

Tendo a iniciativa do professor de ciências e biologia, Kairo Ribeiro, a ideia é criar uma horta que também possa ser utilizada como laboratório, pois permitirá ensinar de forma prática aos alunos o cultivo de diversas culturas em diferentes solos. Além disso, o projeto utiliza esterco de capivara como adubo, também doado pela SEMEA de coletas que estão sendo feitas na Lagoa Maior com esse objetivo.

Segundo Celso, um dos objetivos da visita é entender melhor o projeto e começar a traçar uma parceria com o professor para que essa ideia seja levada para os espaços públicos, haja vista que o Kairo também consegue transformar pneus em obras de arte, dando-lhes forma de diversos animais.

“Podemos juntar o ecológico com o decorativo, pois seria uma forma interessante de deixar a cidade mais atrativa aos olhos. Porém, tudo ainda está sendo estudado com calma, pois temos que verificar a viabilidade dessa parceria e como ela ocorrerá”, explica Celso.

Somente na horta da escola, foram utilizados 240 pneus, sendo 200 provenientes do Eco Ponto da SEMEA e outros 40 de doações colhidas pela própria unidade. “Outras escolas, inclusive da Rede Municipal de Ensino, já utilizam pneus como forma decorativa, porém essa é a primeira vez em que são reaproveitados para fazer uma horta e isso é bem interessante”, enfatiza a gestora ambiental da SEMEA, Maysa Rocha.

Para o aluno Elias Moreira, 15 anos, que mesmo de férias estava na escola ajudando na montagem da horta, “essa é uma forma interessante de reaproveitar pneus que seriam descartados na natureza, por exemplo, pois além de fazer uma ação ecológica aprendemos na prática a cultivar diversos produtos e com isso, utilizá-los na própria escola futuramente”, ressalta.

Conforme Kairo, a ideia do projeto é criar um laboratório de germinação. “Por hora estamos nos concentrando em montar a horta e, mais para frente, ampliar essa ação e criar esse laboratório, permitindo assim que os alunos participem de todo o processo de produção, desde o plantio da semente, germinação e a formação de mudas que serão levadas para a horta”, afirma.

ECOPONTO

Para quem quiser utilizar pneus do Eco Ponto da SEMEA sem fins lucrativos, deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1249 ou ir até a sede da Secretaria que fica localizada à Avenida Capitão Olinto Mancini, 2642 – Colinos (Prédio do ERPE).

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Alunos participam de projeto para criar horta orgânica. Foto: Ascom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.

Em Três Lagoas, dois suspeitos são presos armazenando conteúdo sexual de menores em operação

Fase da "Operação Sentinela" contou com o apoio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).