24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de maio, 2024

Número de queimadas urbanas aumenta e afeta moradores

18/07/2017 12h08

Em menos de um mês os autos de infração pularam de 19 para 41

Por: Assessoria de Imprensa

De junho para julho deste ano, o número de autos de infração devido às queimadas urbanas saltou de 19 para 41 em Três Lagoas. O dado é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) e mostra que a regra da boa vizinhança ainda não é muito praticada.

“Cansei de colocar roupa no varal e quando fui recolher estava com cheiro de fumaça. Além disso, não aguento mais esse cheiro quase todos os dias no fim do dia; o ar já está seco e parece que fica ainda mais difícil respirar com a fumaça”, comenta a dona de casa, Maria de Fátima Martins.

“De acordo com o Código de Postura do Município – Lei Municipal nº 2.418 de 23/12/2009, Art. 26, inciso VII, realizar queimada urbana é crime que prevê multa de 100 UFIM’s por lote – aproximadamente R$ 450,00. Independente se foram terceiros que atearam fogo no terreno, quem será penalizado é o proprietário”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti.

Apesar do clima frio e, aparentemente, mais úmido, por estar nublado, a queimada urbana ainda é um grande problema, pois o vento, que é mais constante nessa época, leva fumaça a uma distância maior, afetando ainda mais pessoas. “Eu tenho problemas respiratório, bronquite, e com o tempo seco e frio já fica complicado conseguir dormir, agora ainda tenho que enfrentar o mau cheiro da fumaça que aumenta ainda mais a minha dificuldade respiratória”, comenta a atendente, Neuza do Carmo.

A SEMEA sempre orienta que terrenos sejam murados – Lei Municipal nº 863 de 1989 – e limpos – Decreto Municipal nº 013/2011 -, para evitar proliferação de doenças e também, que terceiros atem fogo no local.

LIXO

A restrição sobre queimada urbana não é apenas sobre o atear fogo em folhas, galhos e afins, queimar lixo de qualquer tipo também é crime e pode ser ainda mais prejudicial dependendo do conteúdo incendiado. Além disso, é um risco para quem trafega pelas ruas e calçadas, pois na maioria dos casos, o fogo é ateado no lixo que fica próximo á sarjeta, facilitando o contato, principalmente, de crianças.

Em um flagrante, enviado por meio de denuncia à SEMEA, um morador fotografou o momento em que um monte de lixo está em chamas, soltando muita fumaça no Bairro Interlagos na noite desta segunda-feira (17).

FISCALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que trabalha por meio de denúncias (sigilosas) feitas pela população pelo telefone (67) 3929-1249. “É sempre importante que o cidadão tenha o hábito de denunciar, pois somente assim conseguiremos controlar esse tipo de crime que faz mal, inclusive, para a saúde da própria população”, ressaltou Celso Yamaguti.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feira Central terá programação especial na semana do Dia das Mães

A Feira Central de Três Lagoas está se preparando para oferecer uma programação especial durante a semana do Dia das Mães, em mais uma...

MS tem saldo de 4.197 vagas de emprego em Março

A indústria de transformação, os transportes e o setor florestal foram destaque na geração de empregos em Mato Grosso do Sul no mês de...

‘CASSEMS Itinerante’ divulga agenda de atendimentos para maio

Ação da Cassems levará atendimento especializado em 8 municípios, para beneficiários do plano. Em maio, os atendimentos da ação ‘Cassems Itinerante’ começam nesta sexta-feira (03),...