17.2 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho, 2026

Mamógrafo passa por reparos e aguarda aval da Vigilância Estadual de Saúde para reiniciar exames

10/07/2017 17h40

Liberação consiste na aprovação do laudo de levantamento radiométrico para segurança dos servidores e das pacientes

Por: Assessoria de Imprensa

O aparelho de mamografia, instalado na Clínica da Mulher, unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Três Lagoas, passou recentemente por reparos e, brevemente, voltará a ser usado, atendendo às requisições de exames, conforme agendamento e controle da Central de Regulação.

Realizados os reparos de manutenção, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SMS, contratou empresa especializada para realização do necessário levantamento radiométrico e controle de qualidade do aparelho que está instalado na Clinica da Mulher.

O laudo deverá, nos próximos dias, ser encaminhado à Vigilância Sanitária Estadual, que emitirá parecer para a liberação do funcionamento do mamógrafo e realização dos exames.

As informações são da diretora do Departamento Administrativo e Financeiro de Saúde, Elaine Cristina Ferrari Fúrio. “É um aparelho que exige cuidados especiais no seu manejo, para que não ocorram casos de efeitos radiológicos”, resumiu Elaine Fúrio.

IMPORTÂNCIA

A mamografia é importante para a prevenção do câncer de mama, porque é o método mais efetivo de diagnóstico precoce. É um exame radiológico em que é possível detectar o câncer em estágio ainda curável.

Segundo os profissionais da saúde, o objetivo da mamografia é produzir imagens detalhadas com alta resolução espacial da estrutura interna da mama para possibilitar bons resultados diagnósticos. A diferença radiográfica entre o tecido normal e o tecido doente é extremamente tênue; portanto, a alta qualidade do exame é indispensável para alcançar uma resolução de alto contraste que permita essa diferenciação.

Graças à contratualização de serviços da SMS com o Hospital Auxiliadora, a população de Três Lagoas poderá contar com os serviços de mamografia, não só da Clinica da Mulher, mas também no hospital conveniado, “porque partilhamos da necessidade e da importância deste exame para a saúde da mulher”, informou a diretora de Saúde.

“No entanto, devido ao aumento da demanda, é importante que o mamógrafo da Clínica da Mulher volte logo a funcionar para reduzir o tempo de espera”, observou Elaine.

Ela explicou que a mamografia é um exame que possibilita a visualização da região interna das mamas, verificando como está a saúde da paciente que passa pelo exame.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Crime Choca Três Lagoas: Jovem é Achado Morto e Enterrado em Área de Mata

O corpo de um jovem foi encontrado enterrado no final da tarde deste domingo (21), em uma área de mata próxima a um porto...

Lobo-guará é resgatado pela Polícia Militar Ambiental na Av. Cap. Olinto Mancini em Três Lagoas

Na manhã deste sábado (20), a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou o resgate de um lobo-guará que circulava pela Avenida Capitão Olinto Mancini, no...

Madrugada fria e neblina marcam o início do inverno em Três Lagoas; temperaturas devem cair ainda mais nos próximos dias.

Três Lagoas registrou uma madrugada de temperaturas baixas neste domingo (21). De acordo com os dados meteorológicos, os termômetros marcaram mínima em torno de...