27.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Saúde reduz em 70% o tempo de espera para ecocardiograma

03/07/2017 12h29

Pacientes esperavam de 18 a 24 meses para realização deste importante exame de diagnóstico do funcionamento do coração

Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou, desde o início do mês de junho, o número da disponibilidade de exames de ecocardiograma para reduzir em até 70% o tempo de espera dos pacientes, que chegava a quase dois anos.

Graças a uma nova contratualização de convênio de prestação de serviços de saúde da Prefeitura de Três Lagoas com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o número de exames de ecocardiograma pulou de 37 para mais de 240 por mês.

Com essa medida, que exigiu aumento dos investimentos de recursos próprios destinados à Saúde, o paciente não precisa mais esperar de 18 a 24 meses para a realização deste “importante exame de diagnóstico do funcionamento do coração”, como observou a diretora de Relações Institucionais da SMS, Rosalba Maria do Nascimento.

“É um exame de média complexidade que exige capacitação específica do profissional da Saúde para leitura e diagnóstico do que o ecocardiograma apresenta do paciente”, explicou Rosalba.

“É importante também que o paciente não falte, quando avisado da realização desse exame”, orientou a diretora de Saúde.

“Quando o exame é agendado e o paciente falta, mesmo sendo avisado com antecedência, há prejuízo na sequência da redução da fila de espera, porque outro paciente poderia ocupar o lugar do que ficou vazio”, explicou.

Por exemplo, no mês de junho, dos 242 exames marcados, 192 compareceram, o que acarretou 50 faltosos. “Foram 50 exames de ecocardiograma que deixaram de ser feitos, prejudicando 50 pessoas que poderiam ter sido atendidas”, observou Rosalva.

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

O ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração para fornecer imagens obtidas através do som para diagnóstico de toda a estrutura deste importante órgão vital do paciente.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque, mais de 2,3 mil pacientes aguardavam vaga para a realização deste importante exame. “Acreditamos que esse serviço seja logo normalizado para melhor atendermos às necessidades de melhoria da qualidade do atendimento que a nossa população merece e tem direito”, ressaltou Angelina.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador de TL está com 271 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (18)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...

Ação de atualização do Cadastro Único regulariza dezenas de famílias no CRAS Interlagos

No último sábado, 16 de agosto, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu uma ação especial...

Bolsa Família: pagamento de agosto começa nesta segunda-feira; confira o calendário

Beneficiários com NIS final 1 já podem sacar o valor referente a este mês; em Mato Grosso do Sul cerca de 201 mil famílias...