18.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Hemocentro de Três Lagoas sente falta de doadores neste inverno

21/06/2017 07h30

Pacientes esperavam de 18 a 24 meses para realização deste importante exame de diagnóstico do funcionamento do coração

Por: Rayani Santa Cruz

O Hemocentro de Três Lagoas está apresentando uma diminuição no número de bolsas de sangue nos últimos dois meses. A unidade que atende mais seis cidades, está opera no limite com uma média de 250 doações por mês.

As bolsas suprem a demanda dos hospitais públicos e particulares dos municípios, no entanto, com a chegada do inverno e mudança de temperatura as doações diminuem brutalmente.

O trabalho de convocar doadores é um desafio constante, que enfrenta dificuldades como o preconceito e os mitos relacionados à doação de sangue. A assistente social do Hemocentro de Três Lagoas, Jaqueline Rovari conta que esses obstáculos são superados pela equipe.

“Aqui nós costumamos dizer que uma bolsa de sangue salva até quatro vidas. A gente trabalha muito nessa vertente de mostrar para o doador que não são apenas 450 ml de sangue e que ele salva apenas uma vida. Ele pode salvar até quatro vidas. Eu acho que não precisamos de mais hemocentros, eu acho que a gente deveria intensificar mais as campanhas para trazer novos doadores e torná-los assíduos. Esse talvez seja o nosso maior desafio.”

O doador assíduo é aquele que pratica o ato de solidariedade com a frequência indicada pelos profissionais da saúde, que é de quatro vezes ao ano para os homens e três vezes ao ano para as mulheres. Esses doadores são os pilares de sustentação do serviço de hemoterapia. São eles que permitem que os estoques de bolsas de sangue estejam sempre em boas condições. A assistente social Jaqueline reforça o papel fundamental da doação fidelizada.

Jaqueline Rovari, disse também que os doadores assíduos são a chave. E o desafio é tornar o esporádico em assíduo, fazendo com que ele entenda a importância da periodicidade .

Para doar, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 69 anos, ter boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O Hemocentro de Três Lagoas fica no bairro Colinos, Rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, e funciona de segunda a sexta-feira, de sete da manhã ao meio-dia. Se quiser falar com a unidade, ligue para (67) 3522-7959. Mais uma vez: (67) 3522-7959. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

O hemocentro de Três Lagoas, necessita de doadores.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Calor intenso e ar seco marcam o inicio da semana em Três Lagoas

Segunda-feira, 18, terá máxima acima de 35°C e umidade relativa do ar pode chegar a apenas 8% em alguns pontos do estado, segundo Cemtec-MS

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...