29.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de agosto, 2025

Deputado Herculano comemora aprovação do projeto Bolsa-Atleta

18/05/2017 16h47

Por: Silvio Domingos

Com informações da Assembleia

Um grande incentivador do esporte, o deputado estadual Herculano Borges (SD) comemorou nesta quinta-feira (18) a aprovação do Projeto de Lei 50/2017, que concede Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico em âmbito estadual.

De autoria do Governo do Estado, Reinaldo Azambuja, o projeto está dividido nas seguintes categorias: Bolsa-Atleta Estudantil (participação em eventos nacionais estudantis), Bolsa-Atleta Nacional (participação em competição esportiva em âmbito nacional), Bolsa-Atleta Pódio Complementar (atletas de modalidades individuais olímpicas e paralímpicas), Bolsa-Técnico I (técnico do atleta habilitado a pleitear a Bolsa-Atleta Estudantil) e Bolsa-Técnico II (técnico do atleta habilitado a pleitear a Bolsa-Atleta Nacional).

Na tribuna, Herculano lembrou a própria trajetória como atleta e treinador de futsal. “Senti na pele a dificuldade em fazer esporte e tenho certeza que esse projeto minimizará o êxodo de atletas para outros estados, até porque prevê que os beneficiados residam em Mato Grosso do Sul”, disse.

O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, explicou que esse é o principal objetivo da proposta. “Constatamos que perdíamos competidores de alto nível para outros estados e construímos o projeto, que será um divisor de águas na valorização do esporte. Os que recebiam bolsa nacional não poderiam acumular a bolsa estadual e agora vão poder e não precisarão mais sair daqui, de perto de suas famílias, e assim não perderemos mais atletas para outros locais”, explicou o diretor-presidente.

Com a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado e após a sanção do governador, caberá à Fundesporte instituir um comitê gestor para analisar, julgar e deliberar a respeito da concessão, suspensão e cancelamento dos benefícios.

Dos recursos orçamentários vinculados ao pagamento dos incentivos, decorrentes do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE) até 20% serão destinados às modalidades não olímpicas e não paralímpicas. Para as categorias Bolsa-Atleta Estudantil, Bolsa-Atleta Nacional, Bolsa-Técnico I e Bolsa-Técnico II, o percentual fixado é de 30% dos valores direcionados às modalidades coletivas.

Os medalhistas dos Jogos Escolares da Juventude obedecerão a seguinte proporção: bolsas para todos da primeira divisão, seis bolsas para a segunda divisão e quatro bolsas para a terceira divisão.

“Realmente esta foi uma sessão muito importante para os esportistas de nosso Estado. É a concretização de um sonho de muitos atletas”, finalizou o deputado.

Deputado Herculano Borges tem trajetória como atleta e treinador de futsal

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Violência contra a mulher é questão de comportamento, não de cultura”, afirma Manuela Nicodemos

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres destacou avanços no fortalecimento da rede de atendimento e anunciou novas ações de programa, voltadas à prevenção e enfrentamento do feminicídio

Homem é preso ao tentar furtar cilindro de gás em posto desativado no centro de Três Lagoas

Durante a abordagem, militares descobriram que o suspeito também tinha um mandado de prisão em aberto

Feira de artesanato movimenta a 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas

Artesãos locais apresentam pelúcias e bonecas feitas à mão durante o evento cultural