34.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

CAE vota nesta quarta-feira dois projetos de interesse dos estados e municípios

Política – 11/04/2012 – 08:04

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado vota nesta quarta-feira, 11 de abril, duas propostas de interesse dos estados e municípios. Uma delas é o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72, que acaba com os incentivos a importação oferecidos por algumas unidades da federação a produtos manufaturados, que prejudicam as indústrias nacionais. O outro, de autoria do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), presidente da CAE, define regras para distribuição entre os estados dos recursos do ICMS arrecadados com o comércio feito pela Internet, o chamado e-commerce.

“São dos projetos extremamente importantes porque a aprovação deles representa não só justiça fiscal , mas também a possibilidade de mais recursos para o caixa dos municípios e de estados como o Mato Grosso do Sul”, afirmou Delcídio. “O PRS 72 é vital para o país e terá prioridade absoluta do governo. O projeto do e-commerce propõe uma partilha mais equilibrada do ICMS das compras pela Internet, que hoje fica praticamente, em sua totalidade, com São Paulo e o Rio de Janeiro, onde estão as sedes da maioria das empresas que vendem pela rede mundial de computadores”, explicou.

Além de votar esses projetos, a CAE deve continuar discutindo nesta quarta-feira um outro tema de interesse direto dos governadores : o índice da correção das dívidas dos estados. A proposta do Executivo de trocar o indexador das dívidas para a taxa Selic provocou polêmica entre os membros da comissão. A idéia do governo é usar a taxa Selic, do Banco Central, para substituir o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI), mais juros reais, utilizado atualmente.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) diz que os estados e municípios não podem aceitar que a União, como parte credora, imponha um índice fixado por ela própria. Em sua avaliação, o mais adequado é o Senado discutir um projeto de lei complementar que adote como indexador o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que hoje corrige os contratos de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com as empresas privadas. Após afirmar que o IPCA é apontado como o indexador mais adequado, o senador Wellington Dias (PT-PI) explicou que o governo não fechou questão em torno do assunto.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...