17 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de setembro, 2026

No enfrentamento à violência contra a mulher, Polícia Civil lança projeto

04/04/2017 14h11

Por: Assessoria de Imprensa

No último dia do mês de Março representando a Polícia Civil, o delegado geral Marcelo Vargas, juntamente com a subsecretária de Política Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja, o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude Diego Mariano da Silva Souza, assinaram o termo de cooperação mútua, onde será viabilizado o projeto de prevenção da violência doméstica contra mulheres de 12 a 24 anos. O termo foi assinado ainda no mês passado, justamente por tratar-se do período em que as ações de combate à violência contra a mulher se intensificam.

Como objetivo geral, o projeto vai trabalhar a questão da violência doméstica, com meninos e meninas, adolescentes e jovens mulheres e homens, através de uma campanha educativa, palestras nas escolas e ações pontuais, visando melhorar e ampliar as relações sociais de gênero, violência doméstica e masculinidade.

Conforme estatísticas policiais, no período de 01/01/2016 a 01/08 do mesmo ano foram registradas 4.214 ocorrências de violência doméstica contra mulher, só na cidade de Campo Grande. Deste número 189 ocorrências correspondem a infrações cometidas contra jovens do sexo feminino com idade entre 12 e 17 anos; e 886 ocorrências foram cometidas contra mulheres na faixa etária de 18 a 24 anos.

Se for computado os números de todo o Estado, chegamos ao impressionante resultado de 10.728 ocorrências de violência contra mulher registradas. Destas, 668 são contra vítimas na faixa etária dos 12 aos 17 anos e 2.517 ocorrências contra mulheres entre 18 e 24 anos.

Conforme dados do IBGE existem 405.464 mulheres residentes em Mato Grosso Sul enquanto os homens somam 381.333. Embora os números mostrem que as mulheres estão em maior quantidades ainda existe o grande problema da violência de gênero sofrida por estas, além de discriminações sociais.

É importante perceber que, ainda hoje existem dificuldades em reconhecer a equivalência das condições de equidade e isonomia entre o homem e a mulher. Por vezes, vemos a incapacidade da sociedade para admitir a fragilidade da segurança que a mulher encontra em todos os contextos sociais. Existe dificuldade para acreditar que a cultura do machismo banaliza violências mínimas (como o “psiu” na rua), violências intermediárias (como resistir ao fim de um namoro) e violências máximas (estupro, sequestro, assassinato) todos os dias contra mulheres das mais diversas faixas etárias.

Iniciar a conscientização de crianças e adolescentes – fase em que meninos e meninas começam a questionar conflitos e fazer descobertas sobre a vida – é de extrema importância para mudança da mentalidade de toda a sociedade e visa incitar o respeito incondicional entre ambos para que tenhamos no futuro uma sociedade melhor.

Participaram da reunião o delegado geral adjunto Adriano Garcia Geraldo; o diretor do Departamento de Polícia da Capital (DPC), delegado Pedro Espíndola Camargo, o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Edilson dos Santos Silva, o diretor do Departamento de Recursos de Apoio Policial (DRAP), delegado Fabiano Ruiz Gastaldi e o diretor de Polícia Especializada (DPE), delegado Ivan Barreira.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá quinta-feira de sol, frio pela manhã e calor de 31°C

Meteorologia prevê rápida elevação das temperaturas, onde massa de ar frio perde força e tempo seco aumenta o risco de incêndios

Alunas da AEMS chegam à final do Prêmio Sebrae de Jornalismo com duas reportagens

A AEMS está novamente entre as finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2026. Três estudantes da instituição foram selecionadas para a etapa estadual da...

Justiça Federal abre licitação para adequação do prédio da unidade de Três Lagoas

Pregão prevê contratação de empresa especializada em serviços de engenharia, onde propostas poderão ser apresentadas até 16 de setembro
error: Conteúdo Protegido