07/11/2016 – Atualizado em 07/11/2016
Denúncia foi feita por populares que flagraram atitude de motorista defronte a Escola Municipal do Parque São Carlos
Por: Marcio Ribeiro
Cidadãos três-lagoenses preocupados com a acessibilidade de crianças com deficiência em ônibus escolar encaminharam vídeo à redação da Rádio Caçula, apontando a pressa aliada à negligência de motorista na recondução de alunos ao ônibus adaptado.
De acordo com denunciantes, fato é corriqueiro na Escola Municipal Parque São Carlos. Pelas imagens, as crianças ficam expostas a riscos de acidentes no final do período de aula, isto porque o condutor estaciona o veículo do outro lado da via, quando o mais adequado seria pará-lo em frente ao estabelecimento de ensino. “Isso é comum acontecer. Faz tempo que vejo isso, mas só agora tomei a iniciativa de procurar a imprensa para que os responsáveis tomem uma atitude”, afirmou uma pessoa que não quis se identificar.
Reclamação é justificada mediante o fato de que a Rua Irmãos Casmeschi, no Parque São Carlos, endereço da referida escola, é de mão dupla de direção. “Os alunos deveriam ser embarcados com segurança, mas para isso o motorista deveria parar em frente à escola e não do outro lado da rua”, protestou. Com essa atitude inadequada, os monitores desses alunos tem que atravessar a rua conduzindo os estudantes em cadeiras de roda, ficando ambos expostos a acidentes de trânsito.
Ainda de acordo com as imagens, as crianças são conduzidas pelo mato, em calçadas sem pavimento e seus pezinhos sem coordenação motora tocam a vegetação do terreno que podem conter insetos e até mesmo animais peçonhentos. Além disso, a sujeira do local pode ocasionar danos à saúde das crianças. “Se o motorista parasse o ônibus no lugar correto os monitores fariam o embarque pela rampa que foi construída justamente para a segurança e comodidade desses anjinhos. Já pensou se uma criança dessas tem alergia a algum tipo de picada?”, reclamou.
De acordo com o guia de Escolas e Creches do Mato Grosso do Sul (http://guia-mato-grosso-do-sul.escolasecreches.com.br/ensino-regular), a unidade escolar do Parque São Carlos dispõe de acessibilidade aos alunos com deficiência.
Porém, pelas imagens fica nítido que parte desses recursos de mobilidade não vem sendo usufruído por eles, o que caracteriza no mínimo a negligência e despreparo de quem deveria zelar pela segurança dessas crianças.
Outro lado
A nossa reportagem entrou em contato com a direção da escola. Para o professor e diretor Vinícius, ele já entrou em contato com a prefeitura e com o motorista do ônibus em questão.
O diretor justificou que assumiu recentemente a direção da unidade de ensino e que quando chegou percebeu a existência de entulho na calçada próximo a rampa de acesso dos alunos.
Ele teria então solicitado a retirada do material, o que já está sendo efetuado, e ainda na data de hoje (7) o local deverá ser desobstruído para que o ônibus adaptado estacione corretamente no ponto, para comodidade dos alunos deficientes.
No entanto, o vídeo no link abaixo não mostra acúmulo de lixo ou entulho no passeio público em frente a escola, como o leitor pode visualizar:
