20.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Odair Santos é prata nos 5 mil metros T11 e dá 1ª medalha ao Brasil na Paralimpíada

08/09/2016 – Atualizado em 08/09/2016

Odair Santos é o responsável pela primeira medalha brasileira na Paralimpíada do Rio

Nesta quinta-feira, no Estádio do Engenhão, o atletismo deu as três primeiras medalhas dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Por: ESPN

Na categoria T11 – deficientes visuais -, o queniano Samuel Muchai Kimani garantiu o ouro nos cinco mil metros com o tempo de 15min16s11.
Odair Santos, um dos favoritos na prova, acabou ficando para trás nos últimos metros e levou a prata, a 1s44 do vencedor, garantindo o primeiro pódio brasileiro.

“Eu usei a estratégia de tentar me poupar no início da prova e aumentar o ritmo no fim. Infelizmente, acabou não funcionando, mas fico muito feliz em conquistar a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos em casa. Tem um gosto especial, é um privilégio. Gostaria de agradecer meus guias. Sem eles nada disso seria possível.”

Veterano de três edições de Jogos, o paratleta de Limeira (SP) conquistou sua oitava medalha: antes, tinha três pratas (5 mil metros T12 e 1.500m T13 em Atenas 2004; 1.500m T11 em Londres 2012) e quatro bronzes (800m T12 em Atenas; 800m T12, 5 mil metros T13 e 10 mil metros T12 em Pequim 2008).

Odair começou a perder a visão aos nove anos por causa de uma retinose pigmentar. Quando ele participou de suas primeiras Paralimpíadas, ainda enxergava parcialmente. Em 2010, porém, perdeu totalmente a visão e teve que mudar de classe.

O bronze ficou com outro queniano, Wilson Bii, 15min22s96.

Os atletas africanos fizeram suas melhores marcas pessoais na prova.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia D de Prevenção à Leishmaniose em Três Lagoas registra 175 vacinações e mais de 40 exames

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na sexta-feira, 22 de agosto, o Dia D de Prevenção...

PRF apreende maconha escondida em fundo falso de caminhonete em Brasilândia

Droga foi encontrada durante fiscalização na BR-158, onde motorista confessou que levaria carregamento de Dourados até Uberlândia (MG)

Motorista bêbado atropela motociclista e causa traumatismo craniano no Santo André

Mulher de 54 anos foi socorrida em estado gravíssimo após colisão, onde suspeito tentou fugir, mas foi contido por populares e preso em flagrante pela Polícia Militar