28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Deputados de MS aprovam projeto que restringe venda de solventes

31/08/2016 – Atualizado em 31/08/2016

Por: Marcio Ribeiro com G1

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou na sessão desta quarta-feira (31), o projeto de lei que restringe a comercialização de solventes como benzina, éter, tíner, clorofórmio e acetona. O objetivo é prevenir e evitar o consumo desses produtos inalantes como droga, principalmente por crianças e adolescentes. Aprovado em segunda discussão o projeto segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A proposta é de autoria do deputado Marcio Fernandes (PMDB) e proíbe a venda desses produtos para menores de 18 anos e obriga comerciantes a fazerem o registro do comprador, anotando nome, endereço, número de RG e CPF além da quantidade e especificação do produto vendido.

As empresas que comercializarem esses produtos também deverão se cadastrar junto ao órgão de saúde do estado e os produtores devem informar no rótulo a “Venda proibida a menores de 18 (dezoito) anos. A inalação deste produto pode causar morte”.

O descumprimento da lei acarretará multa para as empresas, tanto para as que venderam ilegalmente quanto para as que utilizarem o produto sem cumprir as normas.

Demais projetos

Na mesma sessão, também foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Resolução (PR) 028/16, do deputado Professor Rinaldo (PSDB) que acrescenta letra M ao Inciso VI, do artigo 46, do Anexo da Resolução nº 65, de 17 de dezembro de 2008 que trata do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

Os parlamentares aprovaram ainda a manutenção dos vetos totais do Executivo ao PL 194/2015, da deputada Antonieta Amorim (PMDB), que propõe o uso de energias renováveis nas novas edificações públicas de Mato Grosso do Sul e ao PL 43/2016, do deputado Amarildo Cruz (PT) que trata sobre normas e diretrizes para verificação da segurança de barragens de qualquer natureza e de depósitos de resíduos tóxicos e industriais.

Foram aprovados ainda o PR 034/16, do deputado Amarildo Cruz (PT), que concede Título Honorífico de Cidadão Sul-mato-grossense e o PL 158/16, do Poder Executivo, que dá nova denominação ao trecho da rodovia MS-157.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ônibus com time de futsal de Ribas do Rio Pardo se envolve em acidente

Atletas retornavam de jogo em Três Lagoas quando veículo foi atingido por carreta na BR-262; ninguém ficou ferido Um grande susto marcou o retorno da...

Buscas continuam por jovem da Bahia desaparece no Rio Verde, em Água Clara

Bombeiros de Três Lagoas retomam buscas em rio com histórico de afogamentos As águas do Rio Verde, em Água Clara, voltaram a ser palco de...

Duo Pop presta homenagem para Os Paralamas do Sucesso em Três Lagoas

Banda local encerra a 35ª Festa do Folclore com apresentação de alto nível técnico e performance marcante A 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas...