23.2 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

Candidatos vão pedir dinheiro do eleitor para fazer campanha

15/08/2016 – Atualizado em 15/08/2016

Candidatos vão pedir dinheiro do eleitor para fazer campanha

Por: Marcio Ribeiro com Correio do Estado

A prisão do marqueteiro do PT, João Santana, e de grandes “figurões” de empreiteiras, acostumados a abastecer os cofres das campanhas políticas, reorganizou o modelo de financiamento nesta eleição. Também sem poder “passar o chapéu” pelas empresas, alguns candidatos vão apelar para o eleitor, nos moldes do que acontece na campanha eleitoral de países como os Estados Unidos.

O desafio, admitem, é convencer a sociedade civil a doar dinheiro para a política. Aí entrarão as redes sociais, que devem ser o principal meio de comunicação entre eleitor e candidato neste ano.

“Esse será o meu primeiro desafio: conseguir dinheiro. Acredito que serei o primeiro candidato que terá como primeiro ato de campanha pedir abertamente dinheiro para o eleitor”, disse um servidor público que, pela primeira vez, vai tentar uma cadeira na Câmara Municipal de Campo Grande.

No caso dele, a estratégia para manter a campanha é conquistar os doadores individuais e, como última alternativa, colocar a mão no bolso. “Vamos pedir, sem pudor. Existe doação mais genuína do que um apoiador que te doa R$ 5, R$ 10? A ideia é justamente obter pequenos valores, para depois não ‘ficar na mão’ do doador, como acontecia quando as grandes empresas podiam financiar as campanhas, com interesses escusos”, explica.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.

MS apresenta nova arquitetura da saúde para qualificar atendimento e cumprir diretrizes do SUS

Novo modelo hierarquizado e regionalizado reorganiza fluxos, reforça papéis por porte de município e amplia investimentos para garantir atendimento adequado em todas as regiões