17.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de julho, 2025

Governo lança ‘Agosto Lilás’ com ações inéditas para mulheres com deficiência e indígenas

01/08/2016 – Atualizado em 01/08/2016

Por: Marcio Ribeiro com Notícias MS

O Governo do Estado, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, lançou na manhã de hoje (1), na Governadoria, a Campanha ‘Agosto Lilás – 10 anos da Lei Maria da Penha’. A iniciativa, em comemoração a data de criação da lei nº 11.340/2006 que criou a Maria da Penha, tem como objetivo realizar ações educativas e promover o conhecimento de mulheres e meninas sobre seus direitos, além de realizar a sensibilização masculina com relação ao tema violência doméstica. As ações educativas também irão abranger de forma inédita mulheres com deficiência visual, auditiva e mulheres das etnias guarani e terena, as quais receberão cd’s em áudio com narração em braile, DVD’s de libras para mulheres surdas e cartilhas traduzidas nas línguas indígenas.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a luta contra a violência feminina e a conscientização são temas que têm que avançar no Estado. “Basta lermos o jornal de hoje e vermos que ainda temos muitas mulheres sofrendo com a violência. Infelizmente ainda existem homens que agridem mulheres e esse combate tem que ser realizado por todos nós, da sociedade. É função da campanha conscientizar e é preciso ir além de uma iniciativa do Governo, com a união da sociedade”, disse, durante a solenidade de lançamento da Campanha.

Segundo a titular da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, a Campanha vai durar o mês inteiro e serão realizadas principalmente ações preventivas em escolas, feiras e até no trânsito, onde acontecerão blitz educativas. “Nas escolas teremos o Programa ‘Maria vai à escola’ e já temos fechadas 30 turmas, 20 escolas e pretendemos atingir mil alunos. Também graças a parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) teremos o dvd´s e cd’s com material informativo para mulheres cegas, surdas e as cartilhas informativas nas línguas guarani e terena. Teremos muitas ações e queremos repetir a estatística do mês de março, o Mês da Mulher, onde não tivemos nenhum feminicídio”, disse.

A presidente da Associação de Mulheres com Deficiência de Campo Grande, Mirella Ballatore, considerou os materiais para mulheres cegas e surdas um presente de aniversário. “Garantir as mulheres cegas e às surdas o direito de se defender da violência não tem preço e eu só tenho a agradecer”.

Além do apoio do Estado e da iniciativa privada, o Agosto Lilás tem diversos parceiros e o como Tribunal de Justiça; Ministério Público; Defensoria Pública; OAB/MS; Secretaria de Estado de Educação (SED); Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) através da Polícia Civil; Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM), Policia Militar; Rádio Capital; Fertel; UEMS; Coletivo de Mulheres Negras; Associação de Mulheres com Deficiência (AMDEF); Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALMS); Cassems; Sebrae; Energisa; Sanesul; AABB e Banco do Brasil.

Participaram do lançamento o deputado estadual, Rinaldo Modesto; o titular da Sejusp, José Carlos Barbosa; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, e outras autoridades e representantes parceiros.

Confira a programação da primeira semana do ‘Agosto Lilás – 10 Anos da Lei Maria da Penha’ clicando na tabela Programação Agosto Lilás.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS

Programa do governo visa áreas com carência de serviços especializados Planos de saúde terão a possibilidade de abater dívidas de ressarcimento ao Sistema Único de...

SEJUVEL abre inscrições para aulas gratuitas do Projeto Ritbox destinadas a mulheres

Estão abertas a partir desta terça-feira, dia 29 de julho, as inscrições para as aulas gratuitas do Projeto Ritbox da Prefeitura de Três Lagoas,...

Trabalhador é arremessado de carro em capotamento e morre após ser internado em hospital de Três Lagoas

Luiz Fernando, de Água Clara, não resistiu aos ferimentos após acidente violento na MS 324, onde via é conhecida por más condições e alto risco de acidentes.