33 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Funcionários do transporte rodoviário e construção civil são os que mais sofrem acidentes de trabalho em MS

29/07/2016 – Atualizado em 29/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bolsão em Destaque

Mais de 9 mil acidentes de trabalho foram registrados em Mato Grosso do Sul no período de nove anos, entre 2006 e setembro de 2015, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil os trabalhadores mais vulneráveis às ocorrências letais são os que estão empregados nos setores de transporte rodoviário, construção civil e trabalho rural. Nesta quarta-feira (27), segundo calendário do Ministério da Saúde, celebra-se no país o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho.

O número de notificações aumentou drasticamente nos últimos anos, mas a especialista em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Claudia Santini Figueiredo, explica que isso não significou aumento no número de acidentes e que o fato está relacionado à sensibilização dos profissionais em saúde que passaram a relacionar a ocorrência ao acidente de trabalho.

“O número de acidentes é grande, mas sempre foi. O que mudou, na verdade, foi a sensibilização dos profissionais em saúde. Por meio das capacitações, feitas para esses profissionais, as notificações corretas começaram a ser feitas”, disse Claudia.

Ainda conforme dados da OIT, o Brasil contribui significativamente para a estatística negativa mundial, estando em 4° lugar no ranking de acidentes e adoecimentos, com quase cerca de 700 mil ocorrências por ano em consequência do trabalho, conforme dados de 2015 disponibilizados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Medidas preventivas são capazes de diminuir o número de acidentes como, maior investimento em saúde e segurança no trabalho, mais capacitação para trabalhadores, além da fiscalização mais eficiente com punições mais rígidas às empresas que não cumprem com as normas de segurança.

“Trabalhadores e empresas precisam estar atentos às normas e regras de segurança para evitar acidentes e tragédias”, afirmou Claudia.

Texto: Luciana Brazil. Foto: Chico Ribeiro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas promove ações educativas no trânsito em homenagem a motoristas e motociclistas

Ações educativas reuniram PRF, PM, Ministério Público e agentes locais para reforçar a segurança viária no município Em comemoração ao Dia do Motorista (25 de...

Obras da Ponte da Rota Bioceânica em MS chegam a 75% e devem ser concluídas em 2026

Infraestrutura internacional vai ligar Porto Murtinho ao Paraguai e fortalecer comércio entre o Mercosul e a Ásia Com 75% da obra já executada, a Ponte...

Violência contra mulheres escancara crise de segurança em Mato Grosso do Sul

Estado registra média de 58 agressões domésticas por dia e já soma 20 feminicídios apenas em 2025 Mato Grosso do Sul se tornou um dos...