26.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Prestação de contas deve ser enviada à Justiça Eleitoral a cada 72h

29/07/2016 – Atualizado em 29/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Da Hora Bataguassu

As eleições municipais deste ano tem novidade sobre a prestação de contas: as doações recebidas e os gastos de campanha devem ser informados a cada 72 horas à Justiça Eleitoral, contados do recebimento do crédito em conta corrente.

Antes, as informações sobre o financiamento da campanha eram repassadas na primeira parcial, segunda parcial e prestação final.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não há sanção prevista para quem não apresentar os dados em 72 horas. Porém, o maior efeito será a falta de transparência em relação ao eleitor.

A Justiça Eleitoral recebe dos bancos os extratos eletrônicos das campanhas e, caso um candidato deixe de informar as suas contas, qualquer cidadão poderá verificar a ausência de informações.

Os dados de prestação de contas de campanha passarão a ser disponibilizadas no site de divulgação de candidaturas a partir de 15 de agosto, data limite para que os candidatos e partidos tenham cumprido os pré-requisitos exigidos para o início das arrecadações. Neste ano, também foi vetada a doação por empresas para candidatos.

Nas eleições municipais, que acontecem em 2 de outubro, serão eleitos prefeitos e vereadores. Mato Grosso do Sul tem 1.875.869 eleitores.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...