24.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de julho, 2025

Lei: Investigações envolvendo idosos passam a tramitar com prioridade

25/07/2016 – Atualizado em 25/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Costa Leste News

Inquéritos e investigações policiais envolvendo ilícitos potencialmente praticados contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos passam a tramitar com prioridade em Mato Grosso do Sul. É o que prevê a Lei 4.886, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (21/07), de autoria de Renato Câmara (PMDB) e co-autoria de Angelo Guerreiro (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB) e João Grandão (PT).

Todos os deputados são membros da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. “O regime de prioridade busca assegurar a máxima eficiência no processo de proteção aos direitos da população idosa em situação de agressão ou violência, que precisam ser combatidas por meio de medidas capazes de agilizar o processo investigatório contra o agressor”, afirmou Renato, que coordena a Frente Parlamentar.

O regime de prioridade definido na nova legislação deve estar de acordo com a legislação federal e independe de requerimento pelo interessado. Uma vez reconhecido, pela autoridade policial, o regime prioritário de tramitação, ele não cessará até a conclusão do inquérito, ainda que a vítima venha a óbito. Os procedimentos investigatórios submetidos ao regime de prioridade deverão ser identificados com sinal visual na capa.

A não observância às prescrições do regime de tramitação prioritário implicará responsabilidade administrativa, nos termos da Lei 1.102, de 10 de outubro de 1990 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, e da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas promove encontro para discutir atualizações da Lei de Liberdade Econômica

Evento no Sebrae abordará desburocratização e impacto das novas regras para abertura de empresas

Educador físico é encontrado morto em ktinet no Interlagos

Rafael Mendes, de 37 anos, dava aulas para crianças especiais e era referência em musculação, onde morte é investigada pela Polícia Civil.

Etapa do Castramóvel na Vila Piloto termina nesta sexta-feira, 1º de agosto

Encerra nesta sexta-feira, 1º de agosto, a 70ª etapa do Castramóvel sediada na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Vila Piloto, que...