21/07/2016 – Atualizado em 21/07/2016
Por: Marcio Ribeiro com Bol
Uma “força-tarefa” para abrigar cães de rua no rigoroso inverno gaúcho. A iniciativa está ocorrendo na cidade São Francisco de Paula, cidade de 21,5 mil habitantes a 112 quilômetros de Porto Alegre, na serra do Rio Grande do Sul. Cachorros abandonados e sem lar receberão casinhas para se abrigarem do frio. O município registra temperaturas muito baixas – nevou na madrugada do último domingo (17), com os termômetros marcando -2ºC. As casinhas estão sendo fabricadas por detentos do presídio da cidade a partir de doações de materiais que são feitas a uma ONG protetora de animais.
O projeto Casa para Todos é uma parceria entre o Presídio de São Francisco de Paula e a ONG Amigos de Rua, e tem como objetivo construir casas para animais sem donos e abandonados. Os presos que participam da iniciativa cumprem pena no regime fechado e estão ligados à atividade laboral de artesanato.
No último dia 17 nevou em São Francisco de Paula. Naquela madrugada, cerca de 25 animais estavam desabrigados pela região central da cidade, segundo levantamento da Amigos de Rua.
Preocupada com a situação desses animais, os dirigentes da ONG tiveram a ideia de unir sua necessidade às da psicóloga da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários do RS), Rita Maganini. Os primeiros buscavam apoio para a construção das casinhas, enquanto a segunda, ampliar as atividades dos detentos do presídio da cidade.
“A parceria surgiu em contato informal com a Rita. Nós precisávamos de alguém que confeccionasse as casas. Ao mesmo tempo, os apenados necessitavam de ocupação. A psicóloga, então, levou essa demanda ao diretor do presídio, que aceitou. Então fechamos a parceria. A ONG entra com os materiais e a Susepe com a mão de obra”, conta a diretora da Amigos de Rua, Giovana Ghidini.

