22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Julho é época de pipas no céu e cuidados com cerol

11/07/2016 – Atualizado em 11/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bolsão MS

Todos os anos os ventos de junho abrem as temporadas das pipas coloridas espalhadas pelo céu. Com as férias escolares em julho é ainda mais intenso o fluxo de crianças, jovens e até adultos que fazem da brincadeira um momento de descontração. Porém, o que é lúdico e divertido pode acabar em tragédia se não forem tomados os devidos cuidados.

Entre as várias questões levantadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, um dos itens mais recorrentes e preocupantes ainda é o uso da linha de cerol – nome atribuído a uma mistura de cola com vidro moído que é aplicada em linhas de pipas.

O Corpo de Bombeiros orienta as crianças a dar preferência para os papagaios sem rabiolas, pois, na maioria dos casos, é esta a parte que se prende aos fios, ocasionando acidentes. Não suba em lajes e telhados para empinar pipas e jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, na brincadeira. Também não fazer pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.

Cuidados

Não soltar pipas em dias de chuva, especialmente se houver relâmpagos. Tomar cuidado com ruas e lugares movimentados, em especial quando andar de costas para observar as evoluções do papagaio no céu. Pode ter algum buraco na pista.

Para os motociclistas e ciclistas a linha com cerol pode representar risco de vida. Por isso, não faça uso da mistura de vidro moído com cola na linha em nenhuma hipótese.

Até mesmo a linha comum, sem cerol, pode causar acidentes se ficar atravessada em vias públicas, na frente de motos ou bicicletas.

Caso uma pipa enrosque em fios, não tente retirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para alcançá-las ou desenrolá-las. E, ao correr atrás de papagaios, não deixe de observar o trânsito, evitando atropelamentos.

Os bombeiros aconselham, ainda, que os condutores de motos equipem o veículo com antenas antilinhas, já que o adereço evita que eventuais linhas com cerol os atinjam diretamente, causando cortes profundos e até fatais.

Perigos do Cerol

O uso do cerol é proibido pela Lei 7.189/86. Expor a vida ou a saúde dos outros ao perigo iminente é crime previsto pelo artigo 132 do Código Penal Brasileiro. Dessa forma, soltar pipa com cerol é uma infração à legislação. Quem, mesmo que involuntariamente, machucar alguém com linha coberta com cerol é enquadrado no artigo 129 (ofender a integridade corporal de outrem) e pode sofrer pena de três meses a um ano de prisão. Em caso de menor de idade, os pais ou responsáveis respondem no lugar dele perante a Justiça.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia