18.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Hospital do Câncer em MS não tem autorização para tratamento infantil

11/07/2016 – Atualizado em 11/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com G1

O Hospital do Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande, não tem autorização e credenciamento para tratamento oncológico pediátrico. Há um ano o hospital deixou de atender novos casos que já chegaram a 35. Apenas duas crianças fazer o tratamento na unidade, segundo a direção, por já terem iniciado.

“Ele não está credenciado para atender pediatria porque ele não tem toda estrutura que a portaria ministerial exige para atendimento pediátrico”, explicou o diretor do hospital, Marcelo dos Santos.

A quimioteca montada para as duas crianças vai funcionar até o fim do tratamento dos dois pacientes infantis. “Todo paciente que começaram o tratamento aqui, ele continua sendo atendido pelo hospital. Em nenhum momento foi falado que eles não serão mais atendidos”, disse o diretor.

Mas o Hospital do Câncer está sendo ampliado e deve começar a funcionar no próximo mês de agosto. Depois da ampliação, a direção vai procurar regularizar para atender as crianças. “Eu acredito que deva demorar dois anos até conseguirmos fazer toda transposição”, afirmou o diretor administrativo-financeiro do hospital, Cláudio Machado.

Enquanto isso, os novos casos são encaminhados para o Centro de Tratamento Oncológico Infantil (Cethoi), do Hospital Regional. Atualmente, são 70 atendidas 70 crianças. Souza também é coordenador do Cethoi e diz que ali há toda estrutura necessária em caso de alguma urgência.

“Mesmo que não venha para cá, se quiser continuar o tratamento com a médica do Hospital do Câncer, eles têm todo direito e isso pode ser continuado no Hospital Universitário também. A gente fica sem o respaldo para esses pacientes que têm uma doença grave e que na maioria das vezes vai precisar de um atendimento no pronto-socorro infantil ou precisar de uma vaga no CTI e o hospital não tem como oferecer”, disse.

Segundo Marcelo de Souza, não há fila de espera para crianças encaminhadas com diagnóstico de câncer. “O médico que faz o primeiro atendimento deles entra em contato conosco e assim que chegam são direcionados para o Cethoi para fazermos o diagnóstico e o tratamento especializado”, afirmou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novo medicamento que previne HIV pode ser mil vezes mais barato na versão genérica, diz estudo

Um estudo internacional publicado em junho na revista científica Lancet avaliou que uma versão genérica do lenacapavir, novo medicamento considerado revolucionário na prevenção do...

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...