31 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de julho, 2025

Quantidade de peixes capturados em rios do Pantanal de MS cresce 18,6%

11/07/2016 – Atualizado em 11/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com G1

Em um ano cresceu em 18,6% a quantidade de peixes capturados nos rios do Pantanal Mato Grosso do Sul pelos pescadores amadores e profissionais. Segundo o Sistema de Controle da Pesca do estado (SCPesca/MS), em 2014 foram retirados dos rios da região 306 toneladas de pescado e em 2015 esse número subiu para 363 toneladas.

As informações do SCPesca/MS são coletadas por meio das Guias de Controle de Pescado (GCPs), que são preenchidas pela Polícia Militar Ambiental (PMA) durante as vistorias de pescado. Esses dados são analisados por pesquisadores da Embrapa Pantanal e Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul).

Do volume pescado em 2015, 49,5% do total, o equivalente a 180 toneladas, foi capturado por pescadores profissionais e outros 50,5%, 183 toneladas por pescadores amadores registrados. As espécies mais capturadas foram o cachara, o pintado e o pacu, nesta ordem, conforme a pesquisa.

Conforme o pesquisador da Embrapa Pantanal, Agostinho Catella, a quantidade de peixes no ambiente, assim como o rendimento da pesca, estão diretamente relacionados à intensidade das inundações do Pantanal.
“Quanto maior é a área inundada, maior se torna o ambiente para alimentação, abrigo e crescimento dos peixes. Em 2013 houve uma cheia mediana de 4,26 metros, mas em 2014 nós tivemos uma grande cheia, com pico de 5,42 metros no rio Paraguai (marcado na régua de Ladário, MS).

Em 2015, esse pico foi de 4,60 metros – ou seja, uma cheia razoável. O Pantanal encheu nos três últimos anos e esse é um bom cenário para os peixes. Os aumentos que estamos vendo na pesca são uma resposta a essas grandes inundações – principalmente à de 2014, que se refletiu em 2015″, diz.

Agostinho ressalta que, embora alguns parâmetros analisados no SCPesca/MS 2015 tenham apresentado crescimento em relação a 2014, esses números estão dentro da normalidade para a região pantaneira.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mortes violentas caem no Brasil, mas feminicídios e crimes sexuais batem recordes

19º Anuário de Segurança Pública mostra redução de 5,4% nas mortes violentas, mas destaca avanço preocupante da violência contra mulheres, crianças e adolescentes

Perseguição termina em carro destruído e drogas espalhadas na BR 262 em Água Clara

Veículo tentava escapar da PRF e colidiu na saída de Água Clara e espalhou entorpecentes pelo asfalto, onde não há registro de feridos até o momento.

Projeto “Donos do Futuro – Vale da Celulose” é lançado com casa cheia

Evento reuniu empresários, lideranças e sociedade para apresentar a nova fase do projeto que foca na qualificação e requalificação de profissionais do comércio Na noite...