31 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de julho, 2025

Tornozeleiras eletrônicas são subaproveitadas no Estado

11/07/2016 – Atualizado em 11/07/2016

Equipamentos têm mantido homens acusados de violência doméstica longe de suas vítimas

Por: Correio do Estado

O sistema de monitoramento eletrônico de presos implantado este ano em Campo Grande tem 31 homens acompanhados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS) 24 horas por dia. A quantidade de monitorados ainda é baixa, representa 23% da capacidade do projeto, que em março iniciou o trabalho com 130 equipamentos.

Todos os monitorados até agora foram condenados ao uso da tornozeleira pela juíza da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, conhecida como Vara de Medidas Protetivas, Jaqueline Machado. “Estamos no inicio, checando os resultados, mas até agora tem sido muito bom. Pois afasta o agressor imediatamente. E esse é o principal objetivo, proteger a vítima. E só é colocado em uso por aqueles que realmente vão cumprir, com endereço fixo e trabalho, caso contrário a prisão é determinada”, explicou a juíza.

Mesmo ainda subaproveitado, o projeto – que custou R$ 1 milhão em recursos do Ministério da Justiça, com contrapartida de 10% do Estado – é bem avaliado e a Agepen tem planos de expansão, que podem chegar a 2 mil presos condenados do regime aberto e semi-aberto em todo o Estado, mas ainda sem prazo para operar. A tornozeleira permite o controle em tempo real, com os locais e horários frequentados pelos presos, além de ser pequena e resistente a água.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mortes violentas caem no Brasil, mas feminicídios e crimes sexuais batem recordes

19º Anuário de Segurança Pública mostra redução de 5,4% nas mortes violentas, mas destaca avanço preocupante da violência contra mulheres, crianças e adolescentes

Perseguição termina em carro destruído e drogas espalhadas na BR 262 em Água Clara

Veículo tentava escapar da PRF e colidiu na saída de Água Clara e espalhou entorpecentes pelo asfalto, onde não há registro de feridos até o momento.

Projeto “Donos do Futuro – Vale da Celulose” é lançado com casa cheia

Evento reuniu empresários, lideranças e sociedade para apresentar a nova fase do projeto que foca na qualificação e requalificação de profissionais do comércio Na noite...