27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 8 de agosto, 2025

Paralimpíadas Escolares de MS reunirá 135 participantes na edição de 2016

07/07/2016 – Atualizado em 07/07/2016

Atletas de Três Lagoas participarão de seletiva

Por: Marcio Ribeiro com Notícias MS

As Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc-MS/16) irão reunir 135 pessoas, sendo 88 atletas e 47 técnicos e outros membros do staff. Os competidores, com idade entre 12 e 17 anos, dos municípios de Campo Grande, Dourados, Paranhos e Três Lagoas estarão na Capital para, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, definirem os representantes de Mato Grosso do Sul na etapa nacional.

As disputas no atletismo serão no dia 30 no complexo esportivo da Vila Nasser. Na bocha e no tênis de mesa, dia 31, no Hotel Chácara do Lago. A classificação funcional dos atletas será feita na véspera das competições.

De acordo com o diretor-geral das Paraesc-MS/16, o número de participantes é o esperado para o evento que terá seletiva em três modalidades. “Temos bons trabalhos desenvolvidos em todo Estado, mas a maioria se concentra nos clubes. O forte das entidades é na categoria adulto. A prática do paradesporto nas escolas é menor devido à dificuldade dos professores em reunirem os atletas e terem os equipamentos adequados para a prática”, explicou o professor Levy Britto Coutinho.

A diretora técnica completa afirmando que levar o estudante a praticar o esporte é o mais complicado. “É difícil encontrar o atleta. Precisamos procurá-los porque muitas vezes eles não sabem que existe uma atividade que eles podem praticar ou não sabem onde encontrá-la. Poucas escolas oferecem paradesporto. O trabalho é feito diretamente pelos professores. Então sempre que vemos um aluno com potencial para ser paratleta incentivamos e procuramos encaminhá-lo para algum professor que possa treiná-lo”, disse a professora Belquice Falcão Flores.

Apesar dos entraves, Mato Grosso do Sul é um dos Estados que mais trabalha e que tem melhores resultados no paradesporto. Na disputa nacional costuma ficar entre os primeiros, com a maioria dos atletas trazendo medalhas. O desempenho é ainda mais louvável quando comparado com Estados com população bem maior. No ano passado, na etapa nacional, realizada em Natal, a delegação chefiada pela Fundesporte, terminou em sexto na classificação geral. Foi melhor por equipes na bocha e vice no judô, além de ter ficado com o ouro no futebol de 7. Ainda conquistou dezenas de medalhas e quebrou recordes no atletismo.

Além da bocha, do tênis de mesa e do atletismo, o Estado também participa da etapa nacional no futebol de 7, no judô e na natação. O objetivo da Fundesporte é incentivar a prática das outras modalidades disputadas: goalball, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e voleibol sentado e com isso aumentar a participação.

“Estamos investindo mais no paradesporto. Temos demanda e necessidade de atividades para formar e estimular os paratletas. Temos profissionais com boa vontade e bons trabalhos em todo Estado. Então queremos dar melhores condições e incentivar novos projetos. No primeiro semestre realizamos importantes clínicas para capacitar professores a ensinarem e implantarem atletismo, goalball e voleibol sentado nas cidades. Ainda faremos muitas outras ações”, disse o diretor-presidente da Fundesporte Marcelo Miranda.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Exportações de Mato Grosso do Sul totalizam US$ 6,3 bilhões no ano, devido a celulose, soja e carne bovina

As exportações de Mato Grosso do Sul totalizaram US$ 6,33 bilhões de janeiro a julho de 2025, impulsionadas pelas vendas de celulose, soja em...

MPMS divulga resultado da avaliação psicotécnica de concurso marcado por reprovação em massa

Após 100% de reprovação na prova escrita, apenas 9 dos 11 candidatos que avançaram em recurso seguem na disputa por vaga de promotor substituto

Duas crianças morrem por picada de escorpião em Mato Grosso do Sul em menos de uma semana

Mato Grosso do Sul registrou duas mortes de crianças por picada de escorpião somente nesta primeira semana de agosto. Ambas tinham 8 anos e...