28.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril, 2024

Palestras e oficinas em alusão ao Dia Internacional de Combate à Homofobia

25/05/2016 – Atualizado em 25/05/2016

O Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Lei nº 4.031, de 26 de maio de 2011, institui o Dia Estadual de Combate à Homofobia,

Por: Neto e Nilson Farias

Foi realizada durante esta terça-feira (24) em Três Lagoas (MS) programação em alusão ao dia 17 de maio, considerado mundialmente como data de luta contra a homofobia. Foram realizadas palestras e oficinas sobre Prevenção e Cidadania, Cidadania Trans, emissão da Carteira de Identificação por nome Social e discussões sobre Diversidade Sexual.

Edmilson Cardoso da Cruz, coordenador geral da ATGLT (Associação Três-lagoense de Gays, Lésbicas e Travestis), disse que, além da data específica, as atividades fazem parte da “Oficina Regional sobre Atendimento à População LGBT da Região do Bolsão”, sendo realizada pela associação com algumas parcerias, por intermédio do Centro de Referencia em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO), e o Núcleo de Apoio á Gestão do Trabalho (NAGT), buscando o respeito ao nome social escolhido, resolução de questões quanto ao uso do banheiro sem causar constrangimento e principalmente, respeitar, olhar sem preconceito.

Paulinha Martinelli, coordenadora da associação, relatou a importância do evento para a classe, momento de aquisição de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas, sendo que o objetivo é o desenvolvimento das políticas de direitos e cidadania da população LGBT. “Vamos finalizar o dia com blitz educativa em alguns pontos de Três Lagoas, para conscientizar as profissionais sobre direitos e deveres” finalizou a coordenadora.

O Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Lei nº 4.031, de 26 de maio de 2011, institui o Dia Estadual de Combate á Homofobia, sendo a data escolhida em alusão a 17 de maio de 1990, dia em que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde aprovou a retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, declarando que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.

Edmilson Cardoso da Cruz e Paulinha Martinelli

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com bicicleta no Jardim Maristela

Vítima foi socorrida à UPA durante a noite desta terça-feira (30).

Colisão entre moto e caminhão mobiliza SAMU em cruzamento no Guanabara

Pista ficou interditada para os trabalhos das equipes de socorro.

Motociclista tem escoriações pelo corpo após ser atingido por carro no Jardim Dourados

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.