26.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Alunos contestam exigência da carteirinha da UJE3 para adquirir meia entrada no Três Lagoas Rodeo

25/05/2016 – Atualizado em 25/05/2016

Alunos contestam exigência da carteirinha da UJE3 para ter direito a meia entrada no Três Lagoas Rodeo

Presidente da entidade esclarece que exigência está amparada em Lei

Por: Marcio Ribeiro

O Departamento de Jornalismo da Rádio Caçula foi procurado por estudantes de instituições de ensino da cidade, questionando a atitude dos organizadores do Três Lagoas Rodeo 2016 de negarem a venda de meia entrada para quem não tem a carteirinha da UJE3, a União dos Jovens e Estudantes Três-lagoenses e da Região do Bolsão.

Como é sabido, a LEI Nº 12.933, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013 dá esse direito ao estudante, amparada pelo decreto Nº 8.537, DE 5 DE OUTUBRO DE 2015 que insere em seu artigo 2º, parágrafo II, que o estudante deve ser pessoa regularmente matriculada em instituição de ensino, pública ou privada.

Para sanar as dúvidas a essa questão, conversamos com o Sr. Paulo Molina, presidente da UJE3. Segundo ele, a entidade tem legitimidade em lei para emitir a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) que possibilita a meia entrada para alunos de escolas públicas ou particulares.

As instituições de ensino não podem emitir este documento oficial, a não ser aquele para controle interno com acesso a bibliotecas, Registro do Aluno (RA) e demais departamentos da escola. É necessário ter personalidade jurídica. “No entanto, o promoter que quiser aceitar a carteirinha de controle interno da escola, tudo bem, mas aquele que não aceitar essa identificação interna ele pode se recusar, pois está amparado por lei”, disse.

Para Paulo Molina, a carteirinha da UJE3 é válida em todo o território nacional. Ele citou o caso de alguns alunos da cidade que foram para um show da Lolapaloosa, em São Paulo: “Eles não tiveram nenhum problema, tanto que um ingresso que custava R$ 1 mil foi vendido pela metade do preço, comprovando o avanço da nossa entidade”.

Paulo disse que alguns interessados na meia foram até o Procon solicitar orientação após negativa da venda sem a identificação da UJE3: “acontece que a diretoria do Procon está ciente sobre esse procedimento e as pessoas que forem até lá serão informadas sobre a lisura de nosso procedimento”, afirmou.

Molina garantiu não estar fazendo monopólio na emissão de carteirinha: “deixo bem claro que não fazemos monopólio, eu quero ver um Diretório Acadêmico bem organizado na cidade, um movimento estudantil bem estruturado, mas embasado em lei. Havendo mais entidades como a UJE3 teremos também mais oportunidades educativas e culturais, pois até o nosso cinema foi fechado”, relembrou.

Segundo ele, gradativamente todos os estudantes estão se adaptando a nova lei, e para aqueles que desejarem o documento basta preencher formulário, anexar uma foto 3×4 e pagamento de R$ 20,00. Ainda deve constar no formulário a entidade de ensino do aluno, nome e endereço completos. A validade da carteirinha vai até 31 de Março de cada ano.

Molina informou que é possível fazer o cadastro visando a meia entrada no Três Lagoas Rodeo 2016 e demais eventos que ocorrerem no município. “nós não estamos contra os estudantes, mas a favor da legislação para favorecer o nosso associativismo. Se unificarmos a carteirinha, vai facilitar aos organizadores de eventos, Procon e pra todo mundo”, enfatizou.

Quem quiser mais esclarecimentos e adquirir a carteirinha (até pessoas que residam em outra região do País), pode entrar em contato com ele pelo Celular (67) 9290-2214, por e-mail: [email protected] ou fanpage UJE 3.

Foto: divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...