31 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Construindo um novo horizonte para Três Lagoas e região

20/04/2016 – Atualizado em 20/04/2016

As obras do projeto de expansão da Fibria em Três Lagoas (MS), batizado de Horizonte 2, estão a todo vapor e seguem dentro do seu cronograma de execução.

Com o Projeto Horizonte 2, a capacidade de produção da unidade de Três Lagoas será ampliada de 1,3 milhão de toneladas para 3,05 milhões de toneladas anuais de celulose, utilizando a tecnologia mais moderna disponível no mercado.

Considerado um dos maiores investimentos privados em execução no Brasil, o Projeto Horizonte 2 receberá investimentos de cerca de R$ 8,7 bilhões, gerando emprego, renda e desenvolvimento para Três Lagoas.

Durante os dois anos de execução do projeto, serão criados 40 mil empregos diretos e indiretos, com 10 mil trabalhadores durante o pico da obra.
Quando entrar em operação, no quarto trimestre de 2017, a nova linha de produção da Fibria em Três Lagoas terá gerado 3 mil postos de trabalho.

E a capacidade total de produção da empresa, considerando todas as suas unidades, passará para mais de 7 milhões de toneladas de celulose por ano, consolidando a Fibria em sua posição de maior produtora de celulose de eucalipto do mundo.

Programa Três Lagoas Sustentável traz desenvolvimento para a cidade

O crescimento de Três Lagoas (MS) nos últimos anos consolidou a cidade como uma das mais importantes do estado e do país e, no dia 17 de março, o município recebeu uma importante ferramenta que dará suporte a este desenvolvimento: o Programa de Apoio à Gestão Pública – PAGP.

O Programa é realizado por meio da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Votorantim e Fibria, que se juntou às instituições para patrocinar o projeto em Três Lagoas.

Dentre as ações previstas no PAGP estão a elaboração do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável e a revisão do Plano Diretor Participativo para o desenvolvimento do município no longo prazo, com a participação de gestores públicos e também da sociedade.

O programa conta com a metodologia da ICES (Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis), desenvolvida pelo BID, que fará a elaboração de um diagnóstico para o município e desenvolverá o Plano de Ação Três Lagoas Sustentável, com a coleta de indicadores ambiental, urbano, fiscal e pesquisa de opinião pública para definir as prioridades de investimentos.

O município de Três Lagoas é o sexto município brasileiro e o primeiro que não é capital de Estado a receber a metodologia ICES, além de ser a primeira cidade do País a receber o estudo de competitividade.

Por: Redação

Foto aérea de Três Lagoas: Assecom/Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

UFMS abre inscrições para residência em engenharia de software com bolsa de R$ 5 mil

Programa é voltado à inovação no Judiciário e na administração pública estadual, com vagas para residência e especialização Estão abertas as inscrições para a Residência...

Polícia Científica de MS mantém certificação internacional em análises de DNA

Reconhecimento do Gitad confirma padrões internacionais do laboratório forense e reforça uso estratégico da genética nas investigações criminais

Polícia Científica de MS recebe comitiva da Polícia Nacional do Paraguai para fortalecer cooperação na fronteira

Encontro em Campo Grande discutiu desafios operacionais, integração regional e impactos da Rota Bioceânica na segurança pública