06/04/2016 – Atualizado em 06/04/2016
Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula
A Igreja Batista Nova Aliança, através da Associação Beneficente Batista Independente (ABBI) idealizaram o Projeto Atitude, que auxilia na recuperação de dependentes químicos, e o Projeto Mão Amiga, que tem como meta proporcionar a crianças com idade entre 6 e 15 anos lazer e educação, tirando os pequenos das ruas lhes proporcionando oportunidades reais de aprendizado, afastando os menores da criminalidade e do ócio.
A Assistente Social Elis Regina, que cuida dos projetos, concedeu uma entrevista a Rádio Caçula que foi veiculada no programa Linha Direta com a Notícia apresentado pelo empresário Romeu de Campos Junior, onde detalhou o funcionamento do projeto e explicou como a comunidade pode se envolver e contribuir com a causa.
O Projeto Mão Amiga foi fundado no ano de 2004 pelo Apostolo Ivanildo e de acordo com Elis, atualmente o projeto é custeado exclusivamente pela igreja além de contar com doações de algumas instituições privadas, o que torna o numero de vagas disponíveis limitadas, atendendo hoje 50 crianças e adolescentes no período vespertino e matutino.
A Assistente Social nos relata que os responsáveis pelo projeto tem a aspiração de ampliar o número de crianças que são atendidas, porem para isso acontecer, precisam do apoio da administração pública e enquanto isso não ocorre, contam com a colaboração das empresas e da comunidade, principalmente no que se diz respeito à alimentação das crianças, Elis nos conta que toda a doação é bem vinda.
O projeto funciona nos fundos da Igreja Batista, localizada na Rua João Gonçalves de Oliveira, bairro Vila Nova, e apesar de os encontros serem realizados no espaço físico de uma unidade religiosa, o projeto é aberto para toda a comunidade, independente da crença da família.
Durante o período que ficam no projeto, os inscritos recebem a atenção de voluntários e de dois educadores que ministram aulas de música, apoio pedagógico e duas vezes por semana as crianças vem até a lagoa maior, onde participam do projeto da Petrobras.
O Projeto Atitude auxilia dependentes químicos, que decidiram abandonar o vicio e seguir um novo caminho, a se readaptar a abstinência das drogas e do álcool, auxiliando na reinserção do interno na sociedade. Para que isto ocorra, os pacientes são internados em uma fazenda, onde ficam distantes da sociedade por um período, recebendo tratamento.
Para garantir o sucesso do tratamento, uma equipe técnica composta por profissionais de psicologia e assistência social, realizam visitas na casa da dos internos, alem da formação de grupos de apoio, para preparar os familiares para as inúmeras situações que podem ocorrer no momento que o paciente retorna para o convívio com a sociedade.
Elis nos conta que para ampliar o Projeto Atitude, que atualmente atendem 15 internos, a ABBI está precisando da doação de 6 Guarda Roupas, 08 Beliches; 20 Colchões de solteiro e 2 Freezer, e caso seja possível realizar esta concessão é possível entrar em contato com os organizadores através do telefone (67) 9855-3247 ou (67) 3521-7937.



